As obras que eu faço dão testemunho de mim
18 de março de 2021Ninguém jamais falou como este homem
20 de março de 2021Sexta-feira, 19 de março de 2021.
Mt 1,16.18-21.24a – José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
- Leitura: O que o texto diz?
Maria estava prometida em casamento a José e ficou grávida pela ação do Espírito Santo, antes de viverem juntos. José, um homem justo, resolveu abandoná-la em segredo, sem denunciá-la. Nisso o anjo do Senhor apareceu em sonho a José dizendo para ele não temer em receber Maria como esposa, pois o filho que ela esperava havia sido concebido pela ação do Espírito Santo. O anjo revelou ainda a José que ele daria ao menino o nome de Jesus, porque este salvaria o povo dos pecados. Ao acordar José fez conforme o anjo do Senhor mandou.
- Meditação: O que o texto me diz?
O Senhor nunca abandona aqueles que escolheu para participarem de seu plano de amor. José foi envolvido com esse zelo amoroso do Pai, ao receber a revelação do anjo sobre o nascimento do futuro Salvador, através da encarnação do Verbo no seio de Maria, pela ação do Espírito Santo. A partir do momento em que José compreendeu que estava diante de um desígnio divino tão grandioso, imediatamente aderiu ao projeto do Senhor, tornando-se o guardião da Sagrada Família. Com isso tornou-se um grande exemplo de alguém que soube ouvir a Palavra de Deus e fazer de sua vida um contínuo ato de abandono e obediência ao projeto do Pai. Será que nós somos capazes de acolher a vontade de Deus com a mesma disponibilidade com que São José a acolheu?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, que São José nos sirva de modelo para que não busquemos dar respostas apressadas a todas as situações que nos trazem medo e insegurança, mas que tenhamos a capacidade de colocar a cabeça no travesseiro e dar tempo e espaço para que Tua vontade se manifeste. Sabemos que os teus projetos sempre irão superar nossos receios e até mesmo nossos anseios, por isso te pedimos que nos conceda a firmeza para assumir com disponibilidade e zelo a missão que nos foi confiada, como fizeram José e Maria.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor mostra seu imenso cuidado ao me ajudar a discernir os sinais de seus projetos para minha vida, como fez com São José. Desejo estar sempre atenta e disposta a rever os medos que me impedem de assumir minha missão com alegria e firmeza, a fim de abraçar os desígnios divinos com toda força. O Senhor também me alerta a ter a prudência de São José, antes de tomar qualquer atitude que possa prejudicar alguém.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir dessa Palavra sou impulsionada a reacender no coração a resposta ao meu chamado vocacional, para que a cada dia eu possa estar disponível a acolher a vontade de Deus, sendo fiel à missão que me foi confiada. Além disso, a Palavra me desafia a abrir os olhos para perceber a ação do Senhor que vem ao meu encontro através dos sinais simples do cotidiano.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.