“Um povo que produzirá frutos”
18 de março de 2022“Por que está ela inutilizando a terra?”
20 de março de 202219/03/2022 (Sábado) Solenidade de São José: Mt 1,16.18-21.24a – José era Justo
- Leitura: O que o texto diz?
A narrativa contextualiza uma tradição bem judaica acerca da origem de Jesus. José esposo de Maria, dela nasce o Cristo. Maria concebe pela ordem da graça, o Filho de Deus. As leis da época eram muito rígidas, seria difícil convencer quem o menino era. José, sendo Justo teme pela vida de Maria, ele não quer denunciá-la, ele decidiu abandonar. José ainda pensava, quando em sonho é avisado pelo anjo do Senhor. Ele deveria receber por esposa a mãe do Messias, pois “ele veio salvar o seu povo”. Após ter acordado, José obedece ao anjo.
- Meditação: O que o texto me diz?
José era Justo. Narrando esse importante evento da nossa salvação, o texto nos convida a entender os movimentos que ocorrem na relação entre Deus e o homem. A justiça praticada por José no texto é a sua docilidade e capacidade de corresponder à vontade Divina. Ser Justo na Bíblia é isso, ajustar-se, configurar-se a vontade de Deus, Ele é a Justiça. Não estamos diante de um homem covarde, estamos diante de um homem temeroso, que obedece a vontade de Deus, mais profundamente do que a dos homens. Como anda seu proceder? Tens se ajustado a vontade de Deus ou sendo impulsivo e vivendo sem discernir seus passos?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Nesta oração você vai apresentar toda situação de medo, de angústia. Faça uma prece, se você ainda se sente “desajustado” com a vontade divina, esse é o momento de pedir as virtudes necessárias para ser justo! Neste dia solene de São José, louve a Deus também pelo sim dele, este sim que ecoa no nosso sim! Peça ao senhor que a leitura do Evangelho te permita compreender sua missão.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
A palavra que agora atinge seu coração: “não tenhas medo”. Um pedido que vai fazendo seus batimentos acalmarem. Permita que a voz do Senhor ecoe na sua alma. Você rezou com a palavra, agora a Palavra reza em você. Sinta a graça de Deus e se envolva neste mistério de uma oração de quietude. Toque o chão com as palmas dos pés. Relaxe todas as musculaturas e mergulhe no profundo mistério divino.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Observando o texto “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado”, percebendo na sua vida o que há de injustiça, você vai renovar sua mentalidade e ações. Uma atitude simples, cotidiana, alimentará sua essência que busca a justiça, não como perfeição, mas como confiança em Deus. Seja justo. Consciente de que mudar de mentalidade é necessário e exige disposição do coração.
Ir. Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE
Imagem: ‘Saint Joseph with the Christ Child Sleeping in his Arms’. 1652. Oil on canvas. is a painting by Francisco Camilo -1615-1673-