Sua misericórdia, de geração em geração, chega a todos que o respeitam
22 de dezembro de 2021O sol que nasce do alto nos visitará
24 de dezembro de 2021Quinta-feira, 23 de dezembro de 2021.
Lc 1, 57-66 – João é o seu nome.
- Leitura: O que o texto diz?
O evangelista Lucas anuncia o nascimento de João Batista e depois se detém no momento da imposição do nome ao menino. Isabel escolhe um nome incomum na tradição familiar ao dizer ‘ele vai chamar-se João’. Inesperadamente Zacarias confirma a escolha daquele nome, escrevendo-o numa pequena tábua, pois estava mudo. Então, no mesmo instante, Zacarias recupera a fala. Todos os vizinhos ficam cheios de temor diante dos fatos e essa notícia se espalha. E a pergunta que as pessoas passam a fazer é “o que virá a ser este menino? E de fato, a mão do Senhor estava com João Batista.
- Meditação: O que o texto me diz?
É importante recordar o motivo que fez com que Zacarias ficasse mudo: ao ouvir o anúncio do anjo Gabriel de que Isabel daria a luz um filho, ele duvidou dizendo: “Donde terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”. Então o anjo disse a Zacarias que ele ficaria mudo, até que tudo que lhe fora dito acontecesse, pois não deu crédito ao anúncio divino. De fato, essa incredulidade diante dos projetos de Deus pode invadir também os nossos corações, impedindo-nos de experimentar a alegria da ação divina, que supera toda a nossa expectativa.
Maria teve uma atitude diferente. Ao ouvir o anúncio do anjo Gabriel, ela perguntou apenas sobre o modo como Deus agiria, mas não duvidou e logo aderiu ao plano divino, sem medir as consequências e nem pedir provas: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Que saibamos olhar para Maria e aprender com ela a confiar na Palavra de Deus, colocando-nos a serviço do Senhor com alegria.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, abre nossos corações para acolhermos os teus projetos com confiança, sem receios ou dúvidas. Queremos ter sempre vivas em nossos corações as palavras do anjo Gabriel, quando contou a Maria que Isabel estava grávida: “para Deus nada é impossível”.
E ao nos depararmos com suas ações misericordiosas, queremos nos alegrar, assim como fizeram os que ouviram dizer que o Senhor tinha sido misericordioso com Isabel.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
A admiração, a alegria, a surpresa e a gratidão nos envolvem ao olharmos para os acontecimentos relativos ao nascimento de João Batista. Quantas maravilhas Deus fez e continua fazendo em favor dos que se colocam em suas mãos. Ao contemplar cada criança que nasce hoje também brota em nós a mesma questão que surgiu em relação a João Batista: O que virá a ser este menino, esta menina? Que a certeza de que “a mão de Deus estará com eles”, assim como esteve com João, nos torne gratos e cheios de esperança em relação ao futuro das nossas crianças.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir dessa Palavra somos impulsionados a ter sempre diante dos olhos o exemplo de Isabel e Zacarias, que souberam acolher a ação de Deus em suas vidas e perceberam o grande dom, a grande graça que receberam através de João Batista, como o nome do menino indica – João significa “Deus concedeu uma graça”. Que saibamos ser gratos a cada dia por todas as graças que Deus nos concede e que saibamos confiar em seus projetos com todas as nossas forças.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.