“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”
4 de dezembro de 2021A cura do paralítico
6 de dezembro de 20212º DOMINGO DO ADVENTO (05/12/21)
Lc 3, 1–6 – JOÃO BATISTA É A VOZ QUE GRITA NO DESERTO
- Leitura: o que o texto diz?
O texto fala do batismo de conversão pregado por João Batista e mostra sua missão como uma voz solitária que grita no deserto. A tarefa não é fácil, pois é aterrar vales, rebaixar colinas, colocar as passagens tortuosas retas e os caminhos aplainados. O texto descreve o ano e o tempo do poder que isso acontecerá: tempo de Tibério César, Herodes, Poncio Pilatos, Anás e Caifás.
- Meditação: O que o texto me diz?
O batismo de João Batista é a preparação para receber o Evangelho de Cristo. Arrepender e manter uma vida de conversão é um chamado constante na vida do discípulo. O Evangelho me mostra a dificuldade, pois qual seja situação é preciso reconciliar com Deus para aceitar sua Boa Nova.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
O texto me faz dizer para que o Senhor converta meu coração! A figura de João Batista, como momento de preparação para chegada de Jesus, me faz viver profundamente esse momento do Advento. Estamos aguardando Ele vir! Mas só será verdadeiro se trabalhar bem minha espiritualidade, meus afetos e sentimentos que andam comigo. Dentro de mim é que está o mais difícil dos obstáculos. Preparemo-nos!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
São Francisco já dizia que tomássemos cuidado com nossa vida, pois talvez fosse o único Evangelho que as pessoas pudessem ler. Ao sermos missionários, e se fazermos discípulos, temos que tomar cuidado com nosso agir. Através da fé em Jesus devemos iluminar, também, outros lugares onde se faz necessário recebê-lo. ESCUTAR o chamado de Cristo para sua Palavra, como o testemunho de João Batista, é entender que cultivaremos em nosso coração o que recebemos em nosso Batismo como promessa: Cristo está conosco sempre. Por isso, o Natal é momento de renascer para a missão e para a vida de fé.
- Ação: o que eu posso fazer a partir do texto?
Aprender com Jesus: amar, sonhar e viver como Ele. Na desesperança de uma transformação do mundo pelas nossas ideologias que nos sacrificam. O texto de hoje, a Igreja, sobretudo o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos convida a evangelizar o mundo com o Amor que nos salva. Ação justa e agradável a Deus é aquela que a Palavra tocou meu coração e me impeliu a CARIDADE, porque o Natal é tempo de partilhar pela alegria que Deus nos faz sentir por Seu Filho. Termos ESPERANÇA para um momento novo. Que os desafios deixados pela pandemia sejam enfrentados com muita FÉ, para viver o compromisso de fazer o bem sempre, cuidar da nossa casa comum e superar os fundamentalismos.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, padre da diocese de Luz-MG, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.
Imagem: pexels.com