Ninguém poderá tirar essa alegria de vocês (Jo 16,20-23a)
26 de maio de 2017“Deus vai subindo para o seu trono. Enquanto ele sobe, há gritos de alegria e sons de trombeta!”
28 de maio de 2017Leitura: João 16,23-28
— Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
E Jesus terminou, dizendo:
— Eu digo essas coisas a vocês por meio de comparações. Mas chegará o tempo em que não falarei mais por meio de comparações, pois falarei claramente a vocês a respeito do Pai. Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus. Eu vim do Pai e entrei no mundo. E agora deixo o mundo e vou para o Pai.
Oração
Se conversarmos com o Pai, lembrando a salvação que nos foi dada por Jesus, o Pai suprirá as nossas carências. Se falarmos ao Pai, crentes na Palavra que nos foi dada, usando a linguagem do Verbo de Deus, então nada nos faltará. Jesus nos disse que somos Dele. Agora, antes de voltar ao Pai, afirma que podemos continuar contando com Ele, porque Ele será nosso mediador, aquele que nunca se cansará de ter piedade das nossas angústias, uma vez que viveu o sofrimento humano, e enfrentou o peso de todos os pecados.
O que nos falta hoje? Antes de pedirmos, contando com a escuta misericordiosa de Jesus, é preciso que façamos o exercício de reconhecermos aquilo que nos falta para sermos completos. Mas se pertencemos mesmo a Jesus, de forma alguma a nossa oração é egoísta; ao contrário, ela é sempre caridosa. Portanto, aquilo que pedimos deverá ser paz e bem para o mundo. Se pedimos algo para nós mesmos, que isso signifique um mundo melhor.
Quando nos dispomos a conversar com Jesus, pedindo que Ele complete aquilo que nos falta, tudo receberemos e a nossa alegria é completa. Isso Jesus mesmo nos disse. Peçamos então que Ele nos ajude a rezar cada dia mais e melhor.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG