O servo não está acima do seu senhor (Jo 13, 16-20)
15 de maio de 2014Jo 14, 1-6
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.’ Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Leio a passagem várias vezes e deixo que ressoe em mim a frase ou a palavra que mais me chamou a atenção. Mesmo que eu ainda não entenda por qual motivo, não deixar escapar a palavra que fica martelando, que me atrai ou que me causa repulsa. São por essas palavras que Deus quer começar o diálogo.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Esse é o trecho que me salta aos olhos. Me sinto atraída por ele. Por quê? O que Deus quer me dizer com isso? O que significam essas muitas moradas? Talvez signifique que há várias formas de se ver e viver uma mesma situação. E que Deus olha pra todas elas. Um mesma situação pode ser vivida de maneira diferente, por pessoas diferentes, e Deus olha pra todas elas. Experimento que Deus tem o melhor pra mim, mas tem o melhor para o outro também. Não prejudica ninguém pra me beneficiar. Olha pro outro com o mesmo amor que olha pra mim. Na casa do Pai há muitas moradas.
Experimento que a paz que Deus dá convive com a tristeza, com os problemas, com as dificuldades. São muitas moradas. Mas no fundo, o que espero é que os problemas desapareçam, que as dificuldades sumam. “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Is 43,2) Deus me garante que estará comigo, não que a água irá desaparecer. Garante que ao passar pelo fogo não me queimarei, mas o fogo continuará lá. Tenho que passar. Mas posso passar de uma maneira diferente. Na casa do Pai há muitas moradas.
Que onde eu estiver estejais também vós. Esse desejo de proximidade de Jesus me emociona! Quer estar conosco. Quer passar conosco por tudo aquilo que temos que viver! Podemos, nesta oração, usar a imaginação. Qual é essa morada que sonho pra mim? Em que lugar Deus me chama a morar? Onde é o meu lar? Onde estou morando hoje? Onde quero morar amanhã? Quais são os sentimentos predominantes na minha vida? Quais desejo que sejam esses sentimentos?
Obrigada Senhor, por nos dizer que é possível viver em Sua casa desde já!
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG