O Pai está em mim e eu no Pai (Jo 10, 31-42)
11 de abril de 2014Derramamento de amor (João 12,1-11)
14 de abril de 2014Naquele tempo: Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: ‘O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação.’ Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: ‘Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?’ Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: ‘O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?’
O comportamento de Jesus colocava em risco a estrutura religiosa da época. O que aconteceria se todos acreditassem Nele? Os chefes de Israel querem controlar, eles mesmos, quem morre e quem fica. Quem se salva e quem é condenado. Acham que são donos da salvação.
Depois de ler várias vezes o texto, duas palavras me chamam muito a atenção: Alguns, porém...
Diz que, vendo o que Jesus havia feito, muitos creram Nele. Alguns, porém… Em que grupo me incluo? No grupo dos que conseguem perceber os sinais e daí crer, ou no grupo dos que se fecham e só conseguem ver em Jesus uma ameaça?
Como tem sido o meu olhar pra Jesus? Olha para Ele com o coração aberto, acreditando que sua Palavra é capaz de transformar meu modo de ver e enfrentar a realidade? Ou meu olhar é cheio de desconfiança? Com tenho esperado por Jesus? Com a certeza de que ele sempre sai ao meu encontro ou com o receio de que ele não venha?
Que a oração de hoje seja oportunidade de renovar nossa confiança em Deus. Que possamos ouvir a palavra Dele, dar o passo que Ele nos pede e aí deixar que vá embora toda a desconfiança.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – BH – MG