O joio e o trigo
27 de julho de 2024Se tivesses estado aqui…
29 de julho de 202428 de julho, 17º Domingo do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de João 6,1-15
Leitura: o que o texto diz?
Sem partilha, não há solidariedade, e sem solidariedade, não haverá comunidade. Somente assim conseguiremos um mundo melhor, onde não haja mais fome. A fome é sinal visível da falta da partilha. Jesus está às margens do mar, que representam o campo de missão. Nesse campo de missão, há muitos necessitados, uma multidão. Era a multidão que seguia Jesus porque enxergava nele a esperança de um mundo novo, sem misérias, sem tanto sofrimento, porque via as maravilhas que fazia em prol da vida. Como Jesus, também nós, precisamos erguer os olhos, estar com os olhos bem abertos para enxergar a multidão de necessitados que nos cerca.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus ensina a partilhar. Jesus não quis resolver tudo sozinho, e isso é mais uma prova de que ele não fez nenhuma mágica. Ele partilhou o problema com os seus discípulos e os envolveu na busca por solução. Eles tinham que ajudar a resolver o problema da fome daquela multidão, pois isso era também problema deles. Enquanto não acreditarmos que a partilha e a solidariedade são a solução, o problema da miséria e da fome não terá solução. É assim que Jesus age conosco. Faz com que percebamos a realidade que nos cerca e que encontremos uma solução. Jesus propõe mudar essa realidade com a ajuda deles e com aquilo que eles têm. Quando não há partilha, surgem as desigualdades, as carências e até mesmo as misérias.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre a essência da partilha para que todos tenham uma vida digna. Peça ao Senhor, que lhe dê sensibilidade para com o próximo carente, e assim saiba partilhar cada vez mais, a fim de que seu irmão, sua irmã possa viver dignamente como filho e filha de Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você tem disposição para partilhar com os irmãos necessitados? Você acredita que na partilha a comunidade, a sociedade não teria necessitados? Você, como Jesus, ergue os olhos para ver as carências dos irmãos?
Ação: o que posso fazer do texto?
Como o Mestre Jesus está atento às pessoas necessitadas, famintas, carentes! Você, a exemplo do Senhor, faz o mesmo?
Equipe Lectionautas