Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna
28 de abril de 2022Enxergaram Jesus, andando sobre as águas
30 de abril de 202229 de abril de 2022-Sexta-feira, 2ª semana da Páscoa
Evangelho – Jo 6,1-15
Leitura:O que o texto diz
O texto diz do milagre de Jesus, atraído pela fome de uma grande multidão. O diálogo de Jesus com Felipe sobre como alimentar a todos comoveu um menino, André irmão de Simão Pedro. Esse menino coloca tudo o que tem em comum – cinco pães e dois peixes. Felipe questiona o que é isso para tanta gente? O gesto de desprendimento do menino , permitiu Jesus realizar o milagre! O pão foi multiplicado, todos comeram e ainda sobrou!
Meditação: O que o texto me diz
O texto me diz que não devo limitar,dificultar a partir do que já conheço. Devo ir para outra margem. Tendo algo que possa suprir a necessidade do outro,a fome, devo colocar para ser compartilhado. Devo aprender a pôr à disposição dos famintos o que tenho, mesmo que seja pouco. O pouco com Deus é muito!
Oração: O que o texto me faz dizer
Que da necessidade da multidão saciar sua fome, Jesus nos leva à necessidade do alimento da vida eterna, do alimento espiritual. Esse alimento que sacia toda e qualquer fome que é Ele mesmo. Para isso preciso colocar em comum o que tenho. Ser generoso, caridoso, colocar-me no lugar do outro.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Faz agusar meu olhar de cristão,de cristã que tem FÉ. Meu olhar para os outros, pessoas a quem eu venha encontrar no meu dia a dia. Que meu coração seja desprendido. Quando se compartilha com gosto e com alegria, o alimento se multiplica e sobra.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
Estar atento (a) aos sinais. Sair do meu lugar de acomodação e repartir o que tenho com os que necessitam. Ser também um sinal para o próximo.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.