“Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho…”
8 de abril de 2021“Ide pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura”
10 de abril de 202109/04/2021 – Jo 21, 1-14
“Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.” (Jo 21, 13)
Leitura: o que o texto diz?
Invocando o Espírito Santo. Tome a leitura em espírito orante de Jo 21, 1-14. Os discípulos estão pescando. A pesca é feita durante a noite. O fracasso é o resultado da pesca. Os discípulos cansados não reconhecem Jesus que aparece na alvorada do novo dia. Decepcionados, o grupo é instigado ao ouvirem a pergunta do Senhor: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” (Jo 21, 5). Mas, Jesus, orienta-os a mais uma vez lançarem as redes e as redes voltam cheias de peixes. O inaudito resultado faz com que um dos discípulos o reconheça, o discípulo amado, aquele que está intimamente ligado com Jesus e, assim é capaz de perceber sua presença.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Recobre a leitura do texto sagrado com atenção. Apresenta-se com clareza, a missão dos discípulos, seu êxito não se deve ao esforço humano, mas, a presença do Cristo ressuscitado, a sua palavra viva. Nas nossas “pescarias” sem resultado, temos percebido a presença vida de Cristo? Tenho fé no Ressuscitado ou nas minhas forças humanas?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
A figura do “Discípulo Amado” revela o coração que está em sintonia com o de Jesus. É o que de fora intensa faz a experiencia do amor de Jesus; só quem faz tal experiência é possível de compreender os sinais que identificam o Mestre. Em espírito de oração, apresente ao Senhor suas limitações para que o Senhor vença. Que Ele seja o centro, consequentemente, a consciência da solicitude e do amor do Senhor que nos campanha. Quando o cansaço tomar conta de nós, Ele irá nos sustentar.
Contemplação: o que Deus, através do evangelho, faz em mim?
O evangelho nos apresenta Jesus que alimenta com o pão os seus discípulos. Jesus que o centro de nossas vidas e não nos deixa sozinhos. O Senhor que nos alimenta e renova as nossas forças de forma concreta. Em oração, apresente ao Senhor palavras de louvor por ele nos alimentar e sustentar.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O evangelho nos indique que no seguimento Jesus precisamos confiar mais nele que em nossas próprias forças. Em atitude de abandono à vontade de Deus, renove sua fé.
Rodolfo Marins – Professor de Língua Portuguesa e Inglês. Graduando em Filosofia. Membro do CEBEL.