Ir além do cumprimento da lei…
22 de novembro de 2023Fazer nossa vida templo do Senhor!
24 de novembro de 202323 de novembro, 5ª Feira, 33ª Semana do Tempo Comum.
Peça ao Espírito Santo que te conduza pelos passos da Leitura orante da Palavra.
Leia com atenção Lc 19, 41-44
Leitura: O que o texto diz?
Jesus entrou em Jerusalém sendo aclamado com alegria. Ao ver a cidade, Jesus lamenta por Jerusalém, as suas palavras não estão movidas por raiva ou vingança, mas marcadas por tristeza diante da recusa de conversão do povo de Jerusalém. As palavras duras de Jesus sinalizam para a necessidade de uma verdadeira mudança, uma conversão que leve a acolher a boa nova do Reinado de Deus. Pode-se pensar que a recusa a acolher a proposta do Evangelho conduz a ruína, leva a destruição de si mesmo. Não se trata de Deus que estaria castigando o seu povo, mas das próprias consequências diante do fechamento do Evangelho.
Meditação: O que o texto me diz?
Olhando para a sua vida, procure perceber como você tem vivido o Evangelho, qual o espaço da escuta da Palavra há em sua vida? Você tem se colocado numa posição de acolhida ou de recusa da Palavra? Como você se sente quando acolhe esta Palavra na sua vida e quando não acolhe, isto é, que consequências positivas e negativas você experimenta.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante de Deus, faça sua oração reconhecendo o qual difícil é viver de modo coerente com o Evangelho. Peça a ele a graça de conseguir dar testemunho do Evangelho nos espaços nos quais se encontra. Confesse que muitas vezes é difícil viver a coerência do Evangelho. Não tenha medo de admitir seus limites.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Contemplando a sua vida a partir do olhar de Deus e percebendo todo o esforço que fazes para viver o Evangelho, procure pensar em passos muitos concretos que podes dar na vivência do Evangelho. Como está sua participação em sua comunidade? Como está sua vida com os vizinhos e familiares?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.