“Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor”
5 de junho de 2022“Vós sois a luz do mundo”
7 de junho de 202206/06/2022 – Jo 19,25-34 – “Jesus, sabendo que tudo estava consumado”
1. Leitura: O que o texto diz?
Estamos diante do grande evento da nossa Salvação. Cristo está crucificado, vemos esse ato cruel pelos olhos do Evangelho joanino, e podemos contemplar a dor do Senhor, como também a dor dos que o acompanhavam, entre eles, sua Mãe e o discípulo que Ele amava. “Jesus, sabendo que tudo estava consumado” é o que o texto diz após o Senhor entregar sua mãe ao discípulo, como que uma entrega de sua mãe a toda humanidade, tudo é consumado, sua missão, sua morte, sua vida, e no momento de sua grande dor, mas também de sua glorificação, tudo pelo que Jesus passou, é a consumação de sua missão.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Estamos diante do nosso Deus que morre, mas não nos abandona. Quais as dúvidas que mais angustiam seu coração? Se sente abandonado por Deus, ou amado e guiado por Ele? Sabendo que toda a dor do Senhor era absurda, que sua humilhação era extrema, Ele ainda morto, derrama sobre os que o seguem, o seu sangue e a sua água. Sua vida e o seu Espírito.
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Que brotem no seu coração, palavras de gratidão, palavras que reconhecem o grande amor que o Senhor tem por você. Erga uma prece de louvor pelas maravilhas que o Senhor realiza em nosso meio. Reze pelas pessoas que não conseguem perceber, que a morte do Senhor nos salva e nos faz criaturas novas.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim?
O senhor através de sua palavra vai te conduzindo a contemplação, é hora de parar tudo e deixar o Espírito Santo ainda neste transbordar do pentecostes, Ele vai te guiado em um momento de quietude, em que seu coração experimenta um descanso na paz e na alegria de ser amado por Ele.
5. Ação: O que o texto me faz agir?
E você tem se percebido amado por Ele, isso te faz querer amar os seus irmãos. A experiência com o Amor do Senhor te conduz ao amor aos irmãos, assim como o discípulo acolheu Maria em sua casa, você agora se abre ao acolhimento das pessoas que Deus te concede.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE