O Pai é o dono da messe – Lc 10,1-12
3 de outubro de 2013Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu – Lc 10,17-24
5 de outubro de 2013Naquele tempo, disse Jesus: Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Para refletir…
“Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
Como é bonita a rede de identificações que tece Jesus. Ele e o Pai são um (Jo 10, 30)… Quem recebe um pequenino recebe o próprio Jesus (Mt 18, 5). Sim! Jesus é verdadeiramente a união entre o homem e Deus, pois se identifica com ambos, motivo pelo qual o homem, por ele, pode chegar a ser a imagem e semelhança que Deus previu e quis.
Nos evangelhos, inúmeras vezes, Jesus aponta para a unicidade entre o Pai e ele. Ao mesmo tempo, várias passagens apontam para a identificação entre ele e os mais pobres, os mais frágeis e mais pequeninos. O verso do beato Papa João Paulo II, “Jesus, rosto humano de Deus e rosto divino do homem”, é pródigo para resumir a identidade do Filho, que é um com o Pai e que se fez um com cada um de nós que se apequena nesta vida.
Como é bom saber que Jesus se identifica, também, com cada um que deseja levar sua mensagem, pois afirma que “quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza”. Não há aí, creio, uma nova identificação. Poderíamos nós, que queremos levar o evangelho, diferenciarmo-nos desses pequeninos, pobres e frágeis com os quais Jesus se identificou tantas vezes? Não! A grandeza do evangelho acaba por fragilizar e apequenar todo aquele que o deseja anunciar… Se quem o deseja revelar não se apequena, então não é capaz de fazê-lo e, assim, não se identifica com o Pai e o Filho.
Que a oração de hoje nos ajude a sermos os vasos pequenos que levam o vinho melhor.
João Gustavo Henriques de Morais Fonseca, graduando em Direito, UFMG – Família Missionária Verbum Dei