Enxergaram Jesus, andando sobre as águas
30 de abril de 2022Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
2 de maio de 2022DOMINGO – 01/05/2022
3º DOMINGO DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 21,1-19
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Feche os olhos, respire fundo. Vá até ao mar de Tiberíades. Sinta a brisa que vem do mar. Jesus ressuscitado está te esperando às margens do lago. Te convida para comer juntos e lhe propõe uma atividade que irá gerar frutos para o irmão.
Refrão meditativo: Aquele que vos chamou é fiel!
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto, na Bíblia e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Grande são as experiências que brotam da narrativa do evangelho de Jesus, segundo o evangelista João. O evangelho dos sinais e João nos chama atenção para a presença de Jesus ressuscitado. Jesus continua preocupado com seus apóstolos e quer permanecer mais um pouco com eles. Questiona-os se tem algo para comer e, diante da resposta negativa, orienta-os para onde ir e encontrar peixes. Com esta sinalização, eles reconhecem o Senhor ressuscitado e vão até ele. Esse ensinamento se estende até nós que somos convidados a responder ao chamado do Cristo. Ele nos convoca para continuar a continuar sua tarefa de se fazer presente e cuidar de todos aqueles que nele crê.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Refletindo sobre o texto, ou partindo da sua frase escolhida, que sentimentos são despertados? Está atenta ao chamado de Jesus para fazer parte dessa Igreja e de acolher os dons do Espírito do ressuscitado? Percebe o sofrimento do povo, as injustiças que acontecem ao nosso redor e as misérias que impossibilitam o povo de caminhar? A narrativa do Evangelho é um chamado à vocação de anunciar a Palavra. E é preciso amar o Cristo para ser fiel a ele e à missão.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje ativa a nossa consciência para o reconhecimento da verdade da ressurreição. Jesus ressuscitou. Que podes dizer a Deus diante da grandeza de seu agir. Assim com Pedro, está pronto(a) para se deixar amar e continuar na fidelidade do seu amor? Fale a ele de sua alegria.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Aconchega-se a ele. Ponha-se vigilante, atento aos acontecimentos. A ressurreição de Jesus quer nos fazer experimentar a suavidade possível de se relacionar uns com os outros, restaurar a alegria e a vida das pessoas, principalmente daqueles que se encontram num contexto de conflitos, carências e dificuldades. Deixe invadir pelo seu amor. É preciso tomar uma decisão. Segui-lo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que vontade brota do coração? Que experiência de amor quer partilhar depois do encontro com o ressuscitado? O que pode fazer para ajudar ao outro a fazer a fazer a experiência de viver o Cristo e anunciar sua Palavra?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.