Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor” entrará no Reino dos céus.
2 de dezembro de 2021“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”
4 de dezembro de 2021SEXTA FEIRA – 03/12/2021
1ª SEMANA DO ADVENTO– Evangelho de Mt 9,27-31
“Jesus reaviva a esperança e desperta a fé na vida”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.Faça um momento de silêncio. Sinta que Deus se faz presença no meio de nós.
Refrão meditativo: Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz/para os caminhos da Paz (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Jesus é um mestre itinerante. Sempre a caminho e realizando visitas nas aldeias pelas quais passava. Num desses momentos, a caminho de casa, dois cegos puseram a segui-lo e gritavam: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”. Chegando em casa Jesus perguntou aos cegos: “Acreditais que eu possa fazer isso”? Respondendo que sim, Jesus tocou seus olhos e eles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda a Região.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus estava a caminho de casa e foi interpelado pelos dois cegos. Que sentimentos brotam de nossos corações, diante dessa cena. Os cegos suplicam compaixão. Chegando na casa, o diálogo de Jesus com eles desperta-lhes a fé. A fé que faz ver, mas ela não é a causa da cura, mas se faz necessária para receber a visão como dom de Deus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Momento de expressar a nossa fé. É preciso crer para que Deus aja em nosso favor. A fé é em Deus é a nossa permissão para que ele atue em nossa vida. Peça a ele o dom da fé.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
A narrativa desse evangelho me toca profundamente. Assim como os cegos, experimento o agir de Deus na minha vida. E voce? Percebe a importância de caminhar com Jesus, dialogar com ele? Fazer a experiência do encontro e se deixar tocar por ele, no momento da cura.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me impulsionada a sair, encontrar com as pessoas e tocá-las. Sei que não será um toque como o de Jesus, mas será um toque amigo e verdadeiro. Que possamos, nesse momento orante, nos abraçar.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.