
‘se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte’.
10 de abril de 2025
Jesus não andava mais em público no meio dos judeus
12 de abril de 2025
11 de abril, 6ª Feira da 5ª semana da Quaresma.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 10,31-42
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus quase foi apedrejado e acusado de blasfêmia, porém, questionou as pessoas que o queriam matar. Acreditam nas obras de Jesus e as consideram boas, mas não levam em conta sua palavra e o seu serviço como alguém que o Pai consagrou e enviou ao mundo.
Meditação: o que o texto me diz?
Muitas pessoas ouviram Jesus e constataram que o que João disse a respeito dele era verdade. Jesus se aborrece toda vez que nós, pela nossa ignorância, não percebemos os sinais da sua presença em nosso meio e continuamos a agir como se ele não existisse. Ele se aborrece cada vez que nossa crença não está de acordo com seus ensinamentos. São muitos os que se dizem cristãos, mas que são os primeiros a apedrejá-lo com atitudes que o desagradam profundamente. Jesus argumenta contra os que o perseguem mas mesmo assim não os convence. Por outro lado, são muitos os que acreditam e o seguem. Com isso ele nos mostra que, apesar das perseguições e dos obstáculos, a semente do verbo deve ser semeada.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça a Deus Pai que se ilumine nossa vida e mantenha acesa a esperança.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Na sua vida, você assume verdadeiramente Jesus como seu Senhor? É capaz de reconhecer Jesus caminho de vida nova?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.”nos diz o evangelho de hoje. Crer em Jesus significa sair da mediocridade e de fato, considerar o que é essencial.
Equipe do Lectionautas