Não sejamos incrédulos
19 de julho de 2021A boa colheita
21 de julho de 2021LECTIO DIVINA – 20-07-2021/ Mt 12,46-50
“Jesus nos convida a sermos todos sua família”
Leitura: O que o texto diz?
No ensinamento de hoje, Jesus não nega os laços de família biológica, mas busca repassar a importância do projeto do Pai, anunciado por Ele, uma vez que, ao pronunciarmos próximo, irmão, ou mãe, e seguindo seus direcionamentos, também seremos sua família. Pessoas estabelecidas na aliança, ou até mesmo primos, na Bíblia se chamavam de irmãos.
Percebendo por outro lado, representa o experimento do desprezo com Jesus, onde os fariseus com os mestres da lei eram seus representantes, ou seja, seu próprio povo o rejeitava. Os discípulos que antes eram pagãos, agora sendo sua família, uma vez que não é o sangue que define ser seguidor de Cristo e do Pai. Nesse sentido, Jesus nos convoca a ser sua família da mesma forma que chamou seus discípulos, homens de pouca instrução, mas se abriram ao aprendizado com o mestre. Amar, perdoar, curar, orar, eis os manifestos pelos quais o Pai quer que vivamos.
Meditação: O que o texto me diz?
Releia o texto caso ache necessário. O evangelho hoje traz uma mensagem importante no que diz respeito à família. Permita-se que o Espírito te conduza nessa reflexão. Você tem considerado apenas os parentes biológicos como sua família? Você se sente como família de Jesus? Fazer parte da família cristã, é a convocação de Deus hoje para você.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Aprofunde seu encontro com Deus, e aquilo que mais te tocou, dê sua resposta ao Senhor. Peça ao Espírito de Deus que te direcione para a vontade do Pai. Pergunte ao mesmo tempo, o que falta para isso se realizar?! Se ainda não crê em Jesus e não O segue, peça a graça de ouvir e praticar seus ensinamentos, e de sentir em seu coração o mais verdadeiro amor, que fará toda transformação em sua vida: o amor de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Fique em silêncio profundo. Abandone-se em Deus e deixe adentrar a mensagem de hoje em seu coração. Jesus quer fazer parte de sua vida. Imagine-se naquela multidão, vendo muitos O rejeitarem, de repente Jesus relata que os que crerem nele, serão sua família?! Abra-se à conversão recebendo Cristo e seja um irmão, não importam os sacrifícios, mas valerão a pena em prol da paz e do Reino edificante.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Jesus esclarece quem é a verdadeira família cristã. Parentes espirituais são tão importantes, que Ele se encarnou por todos. Faça parte da família de Cristo, seja uma grande pessoa de fé, que aprende com Jesus e repassa aos outros seu infinito amor sem distinção, por meio do seu testemunho vivo.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.