
Jesus quase foi apedrejado…
11 de abril de 2025
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
13 de abril de 2025
12 de abril, Sábado, 5ª semana da Quaresma
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 11, 45-56.
Leitura: o que o texto diz?
Os sinais realizados por Jesus levam algumas pessoas a ter fé Nele e ódio em outras pessoas. Jesus é o Filho amado de Deus, que passa por este mundo realizando a vontade do Pai e salvando a todos. Mas os poderosos de seu tempo, e aqueles que se consideram poderosos hoje, não acolhem sua mensagem salvífica porque se consideram mais importantes que Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
O mal se abate sobre Jesus advindo da incompreensão daqueles que não são capazes de vê-lo agir com os sinais de Deus. Jesus realiza os sinais para testemunhar a ação de Deus ao mundo, um Deus que muito amou o mundo e por isso enviou seu Filho para salvá-lo. Estamos próximos de celebrar o mistério pascal de Cristo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ensine a compreender tudo o que ele realiza em tua vida. Não seja duro de coração e perceba os sinais de Deus em sua vida. Peça ao Senhor sabedoria.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Por que o mal existe no mundo? O que podemos fazer para não compactuar com a maldade da incompreensão? Quais as suas atitudes, à luz do modo de agir de Jesus, diante da maldade e perversão que outros te convidam a realizar?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus”, diz o evangelho de hoje. Em alguns momentos de nossa vida, precisamos nos retirar dos conflitos, dos ambientes tóxicos, de relações doentias, que nos levam ao pecado e à conivência.
Equipe do Lectionautas