“O que queres que eu te faça?”
27 de outubro de 2024A que é semelhante o Reino de Deus?
29 de outubro de 202428 de outubro, segunda-feira, Festa dos Santos Apóstolos Simão e Judas
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração e faça um pedido de graça:
“Senhor, concede-me a graça de experimentar a tua proximidade e o teu jeito, para que se torne sempre mais o meu”
Leia o evangelho de Lucas 6,12-19
Leitura: o que o texto diz?
“Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus”. Assim se inicia o Evangelho de hoje, com a essencial e bela atitude de amor: Orar. Jesus foi à montanha e passa a noite em oração. A oração é uma ação fundamental na vida de cada pessoa que aceita o chamado de Jesus para com Ele caminhar, contudo é também uma tarefa difícil. Não se trata de repetir palavras mecanicamente, mas estar em sintonia, em diálogo com Deus. Por meio escuta, da contemplação, da degustação do amor que orienta, que acolhe e ajuda a discernir o caminho da vida conforme o projeto de Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
A profunda comunhão de Jesus com o Pai, inspira o olhar e a ação de Jesus em dois grandes e significativos grupos:
Primeiro, Ele chama e escolhe os 12 entre os discípulos e lhe dá o nome de apóstolos, ou seja, enviados. Cada um com seu jeito e limitações próprias, foram gradativamente se deixando capacitar por Jesus. Assim, junto a outros discípulos que o acompanharam, após sua morte e ressurreição continuaram a missão de anunciar a sua Boa Nova. Os nomes, identificavam a cada um, não só como pessoa e apóstolo, mas também a identidade vinda dos patriarcas.
Depois, ao descer da montanha Jesus encontra muitas pessoas de diferentes lugares e necessidades, todos desejando buscar n’Ele a força vital que cada um necessitava. Revigorado pela beleza e força da oração e sintonia com o Pai, Jesus ouve, acolhe, cura a todos com a força da Sua presença transformadora.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor, a alegria por ser você também, uma pessoa que Ele escolhe e chama para ajudar a levar a força da vida que de Jesus provém.
Peça ao Senhor, neste dia da festa de São Simão e São Judas, que você seja força e luz, ajudando nossa Igreja não cessar de crescer, acolhendo com amor a todos, especialmente os mais necessitados.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Tem dedicado um tempo do seu dia para, em oração, estar em sintonia, dialogar com o Senhor? Como Jesus, você também se coloca em oração, para discernir as atitudes que precisa realizar no dia a dia? Tem respondido ao chamado de Jesus para segui-lo? Você tem sido fonte da força que vem de Jesus, para quem precisa?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus”, nos diz o evangelho. Orar é escutar, é apresentar ao Senhor a vida, buscar a força de “Ser” uma pessoa cada dia mais próxima ao jeito mesmo de Jesus e assim, como Ele pode acolher e fortalecer quem se sente atormentado.
Equipe Lectionautas