Levanta-te e fica aqui no meio
6 de setembro de 2021Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho
8 de setembro de 2021Terça-feira, 07 de setembro de 2021.
Lc 6,12-19 – Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus foi à montanha e passou a noite toda em oração, depois chamou seus discípulos e escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos. Então o Senhor desceu com eles para um lugar plano e encontrou uma multidão, que veio para ouvi-Lo e para serem curados. Essa multidão toda procurava tocar em Jesus, porque dele saía uma força que curava a todos.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Primeiro o Senhor rezou, depois veio o restante: a escolha dos apóstolos, o encontro com a multidão, as curas. Enfim, Jesus rezava muito, Ele, o próprio Verbo encarnado, rezava. Ele subia à montanha e buscava colocar o coração em sintonia com o Pai, antes de qualquer coisa que fosse fazer. Que grande exemplo para todos nós! Será que antes de todas as nossas ocupações e decisões tiramos um tempo de qualidade para rezar?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, quando ouvimos o nome dos doze apóstolos escolhidos por Ti, após uma longa noite de oração, para levar adiante a missão da Igreja, isso nos motiva a rezar também. Rezar pela missão de cada um dos batizados, de cada um dos vocacionados, para que permaneçam firmes no serviço que foi confiado por Ti a cada um. Fazei de nós pessoas de oração, que sabem dobrar os joelhos e dar um tempo de qualidade para o diálogo contigo.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Contemplar o exemplo de Jesus, que se colocou em oração continuamente, ajuda a nos desinstalar do comodismo e nos chama a atenção para a importância da vida de oração. Um cristão que não reza vai se tornando frágil em suas convicções e se tornará mais vulnerável quando precisar passar pelas dificuldades da vida. “Se não rezarmos, não teremos forças para ir em frente na vida, pois a oração é como o oxigênio da vida”, nos ensina o Papa Francisco.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir desse texto do Evangelho somos impulsionados a nos aprofudarmos cada vez mais na vida de oração, pois ela nos fortalece, nos faz ir adiante com a coragem de quem tem o coração em sintonia com Deus. Finalizemos fazendo das palavras do Papa Francisco o nosso impulso para concretizarmos o propósito de rezar a cada dia, com perseverança e humildade:
“Cada dia que começa, se for acolhido na oração, é acompanhado de coragem, para que os problemas a enfrentar já não sejam obstáculos à nossa felicidade, mas apelos de Deus, ocasiões para o nosso encontro com Ele.” (Papa Francisco)
Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.