O administrador prudente…
8 de novembro de 2024“Ofereceu tudo o que tinha para viver”
10 de novembro de 202409 de novembro, sábado, Festa da Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma)
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Faça um pedido de graça: “Senhor, concede-me a graça de experimentar de encontrar o que está perdido em minha vida…”
Leia o evangelho de João 2,13-22
Leitura: o que o texto diz?
Hoje a Igreja celebra a “Festa da Dedicação da Basílica de Latrão” é ocasião de lembrar que a Igreja é, no meio do mundo, a “morada de Deus”, por meio dela temos o testemunho da presença de Deus ao longo da caminhada humana na história. No evangelho de hojeJesus, como bom judeu, sobe a Jerusalém para a grande festa da Páscoa. Contudo, no templo há comércio de animais para serem oferecidos como sacrifício, ocasião de exploração dos pobres. O lugar de oração, de encontro com Deus, se transformava em “casa de comércio”. Jesus expulsou todos dizendo que o Templo, a casa do Pai, não é lugar de comércio.
Meditação: o que o texto me diz?
Os líderes judeus, que presenciaram o que Jesus fez, percebem a autoridade de dele e pedem que justifique o que fez, por meio de sinais e atitude. Jesus responde: “Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei”. Eles não compreendem pois Jesus estava falando da sua ressurreição, de Si mesmo, como “templo”, lugar onde Deus se faz presente no meio da humanidade. Em Jesus se dá a experiência do encontro com o Pai, a entrega da sua vida, do seu amor e a relação maior entre a humanidade e Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de ouvir a voz do seu Espírito e por Ele, deixar-se conduzir, traduzindo em atitudes de encontro com Deus e com o próximo, no amor que promove a paz e a justiça, em nosso mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você faz experiência de encontro com Deus no cotidiano da sua vida? É uma expressão gratuita de amor? Percebe que a relação com Deus não deve ser um “negociar” para obter benefícios? Reconhece a Igreja como sinal da presença histórica da caminhada cristã no mundo? Como Jesus, você é voz contra a exploração, especialmente quando esta é feita em nome de Deus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
A proximidade de Jesus, se dá pelo comprometimento em seguir seus passos, abraçar seu projeto de vida, no viver conduzido pelo seu Espírito. Pe. Adroaldo Palaoro diz, em uma de suas reflexões:
“…No Reino de Deus não se requer “templos” mas corpos vivos. Estes são os santuários de Deus, onde brilha Sua presença e Seu amor, onde as pessoas vivem dignamente. Jesus não veio para continuar a linha religiosa tradicional. Veio para propor uma humanidade restaurada a partir do princípio da centralidade da vida das pessoas que vivem com dignidade. Sobre esta base é possível sonhar e construir outra maneira de viver e outra maneira de ser”.
Equipe Lectionautas