A cura do servo do centurião
13 de setembro de 2021Maria, mãe de Deus e nossa mãe
15 de setembro de 2021TERÇA – FEIRA 14/09/2021 – SOLENIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Jo 3, 13-17 – JESUS É O SALVADOR DO MUNDO
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus dialoga com Nicodemos. Revela a sua missão de salvar o mundo. Descido do céu, o Filho do Homem, veio de junto de Deus, não para condenar o mundo, mas para que seja salvo por meio dele. O texto faz um paralelo da serpente que Moisés ergueu no deserto para curar os doentes, assim o Filho do Homem elevado, as pessoas possam nele crer e tenham a Vida Eterna.
- Meditação: O que o texto me diz?
O texto me diz sobre o MISTÉRIO DA CRUZ, Deus nos perdoa e espera nossa fé, esperança e caridade. Exercer esse perdão é reconhecer o amor de Deus e sua fidelidade. Em Jesus, acontece a nossa salvação. Ele quer que olhemos para os irmãos, com o mesmo sentimento que Ele tem por nós: muito amor.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Tudo é dom que Deus nos coloca em nossas mãos. Somos apenas administradores. A salvação é um Dom. Mais tarde ou mais cedo deveremos prestar contas do que recebemos pelo nosso batismo. Preciso RESPONDER A DEUS, através do exercício da FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE. Sentir o perdão, que Ele me oferece, pelas minhas inúmeras limitações no sofrimento da CRUZ e usar do mesmo com meus irmãos, que me ofendem. Isso faz de mim colaborador da obra redentora de Deus no mundo.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
Abrir o coração para o perdão. Eu não posso me fechar no egoísmo dos meus atos; devo refletir sobre eles e alargar pela sensibilidade o horizonte da minha vida, para oferecer o perdão aos irmãos. O amor recebido é amor partilhado. A cruz é o MISTÉRIO do esvaziamento, da kênosis que Jesus sofreu e ofereceu por nós. O texto me faz OLHAR COM FÉ para esse mistério.
- Ação: o que posso fazer do texto?
Tem alguém que me feriu em certo momento da vida? Voltemos com Jesus ao lugar do sofrimento e exerçamos a força do perdão. Deixar Ele nos mostrar como realizar esse gesto. O perdão de Deus abre portas para nossa resposta de Fé. Como diz Santo Agostinho, o Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti. Preciso responder ao amor de Deus que interpela na cruz.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2