“O que fostes ver?”
16 de dezembro de 2021‘José, Filho de Davi, não tenhas medo’
18 de dezembro de 202117 de dezembro, sexta da 3ª Semana do Advento.
Evangelho – Mt 1,1-17
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ?
O texto do Evangelista São Mateus diz da genealogia de Jesus. Cita os seus antepassados. Abraão até Davi; Davi até o exílio da Babilônia; e do exílio da Babilônia até Cristo. Jesus é o Messias descendente de Davi. É benção de Deus para nós; para toda humanidade. São Mateus teve como objetivo apresentar Jesus inserido dentro da história humana que, com sua vinda, enviado pelo Pai, se torna história de Salvação.
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ?
Deus enviou o seu filho ao mundo e o confiou aos cuidados de José, filho de Davi, da descendência de Jessé. Podemos salmodiar com os salmistas: “Eis que de longe vem o Senhor /Para as nações do mundo julgar/ E os corações alegres estarão/ Como numa noite em festa a cantar.” Jesus é o Messias tão esperado pelo povo.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER?
O texto me leva a falar ao nosso Deus: Ó Deus de bondade, obrigado por ensinar-me a conhecer, e a amar nossos antepassados. Agradeço por nos ter dado Teu Filho Jesus como nosso Salvador. Jesus é plenamente membro do povo de Israel. Jesus é benção de Deus para toda a humanidade; Nele e por Ele somos recriados.
Ele que é TUDO!
Ele que é a VERDADE!
Ele que nos salva do pecado. Amém!
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM?
Devemos contar com a graça de Deus em nossa Vida! Ficarmos atentos aos apelos que a Palavra de Deus nos provoca e nos desperta em nossos corações.
Ame a vida! Busque e acolha o Dom de Deus para cada instante do nosso dia a dia.
AÇÃO: O QU EU POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO?
Não podemos negar a nossa história, como Jesus não negou a sua; não podemos negar o nosso passado e nem os antepassados, pois o nosso passado e os antepassados não são para nos envergonhar ou para nos encher de vanglórias por causa deles. Eles são, na verdade a nossa história, que é para ser curada, liberta e transformada. Quando Jesus entrou na história da humanidade, Ele a transformou e aqueles que se permitem ser tocados por Ele, tem também sua história transformada!
Vou olhar com seriedade minha história de VIDA. Recordar quem foram meus antepassados, de onde eu vim, qual minha linhagem familiar: meus avós, tataravós… Minhas gerações passadas. Para que meu presente seja sempre mais belo, pleno e abençoado.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.