Nas famílias em que se reina a vocação e o amor, reina também a harmonia e a paz”
14 de agosto de 2020“O poderoso fez em mim maravilhas”
15 de agosto de 2020SÁBADO – 15/08/2020
19ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Mt 19,13-15
“Jesus e as crianças. A opção pelos pequenos e fracos é o caminho que conduz ao Reino dos céus”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: Envia teu Espírito, Senhor e renova a face da terra!
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O texto traz a narrativa do encontro de Jesus com as crianças. Elas são trazidas até Jesus para que lhe impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os discípulos repreendem as crianças, mas Jesus chama-lhes a atenção dizendo: “Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o Reino do Céus. Jesus lhes impõe as mãos e parti dali.
Ao falar das crianças, o evangelho toca num ponto essencial que é a opção de Jesus pelos pobres, fracos e oprimidos, os que se encontravam às margens. Eram pessoas que ninguém valorizava naquele tempo. As crianças são símbolos representativos dessas pessoas excluídas.
Os discípulos de Jesus, ao repreenderem as crianças, eles estavam agindo conforme o pensamento da época. As crianças não tinham valor algum.
Jesus valoriza as crianças e junto com elas acrescenta todos aqueles que tem o coração puro como elas. São esses são os preteridos do Reino.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O que esta palavra ou frase, que me chamou atenção, diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Jesus pede para os discípulos deixarem as crianças se aproximarem. Conversa com elas, impõe-lhes as mãos. Mas não era costume daquele tempo, mas ele não se importava. O que te diz essa atitude de Jesus? Que tipo de ensinamento ele traz de novo? Medite. Como são valorizadas as crianças, nas escolas, na família, nas ruas? A quem as crianças simbolizam hoje?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus nesse momento de intimidade? Ou agradecer diante da realidade que vive. Reze pela sua família, pela comunidade, pelas crianças, os marginalizados. Peçam bençãos de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie todo o seu ser e deixe se conduzir para dentro da cena. Pode dialogar com eles. Pode ajudar a jesus com as crianças. Contemple. Venha agora para a cena atual, o que vê? Como estão sendo acolhidas as crianças? Contemple. Deixe ser guiada pelo Espírito. Ande pelas ruas, pelos viadutos, observe.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que leitura faço da realidade? A Palavra de Deus nos interpela, clama por uma atitude. Que ação concreta posso fazer?
Neuza Silveira de Souza. Catequista em BH. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.