
Ai de vós que deixais de lado a justiça e o amor de Deus.
15 de outubro de 2025
16 de outubro, 5ª feira, 28ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 11,47-54
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus continua falando duramente às autoridades religiosas de seu tempo. Assim como com os profetas, eles não acreditam nas obras de Jesus e não levam em conta sua palavra e o seu serviço como alguém que o Pai consagrou e enviou.
Meditação: O que o texto me diz?
Zacarias foi o último profeta que serviu em Israel e teve o mesmo fim de tantos outros profetas que deram sua vida para trazer as pessoas para o caminho de Deus. Jesus chama a atenção das autoridades religiosas de sua época, porque, apesar de ser conhecedores da Lei, perseguiram e não ouviram os profetas; além de impedirem, com seu rigorismo, as pessoas mais simples de terem contato com Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de amá-lo sempre e só a Ele seguir.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O convite principal de Jesus é contra as autoridades do seu tempo. Na sua vida, vc procura discernir suas ações? Você é capaz de reconhecer a autoridade de Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
–“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.”, diz Jesus. Naquele tempo, os mestres da lei e os fariseus que deveriam acolher o povo, são os que impedem aos pequenos de conhecer verdadeiramente quem é o Senhor. É preciso ter cuidado para não nos deixarmos levar por outras vozes!