
Eis-me aqui…
8 de dezembro de 2025
9 de dezembro, 3ª feira, 2ª Semana do Advento
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 18,12-14
Leitura: O que o texto diz?
Jesus para explicar o amor de Deus, conta uma parábola aos seus discípulos. Fala do pastor que tendo cem ovelhas, deixa noventa e nove na montanha e vai procurar uma que se perdeu. Jesus introduz a temática de sua escolha pelos “perdidos”, abandonados, rejeitados e excluídos, aqueles que o mundo despreza e ignora.
Meditação: O que o texto me diz?
Como um bom pastor, Jesus vai ao encalço da ovelha que se desgarrou, coloca-a sobre os ombros, cuida dela e a devolve ao redil. Ao mais fraco, trata com mais carinho ainda. E assim é o nosso Deus, que ama, que trata cada um de nós como únicos, que não desiste de nenhum e se alegra demais quando encontra e traz consigo a ovelha perdida. Ao encontrar a que se desgarrou, não profere sequer uma palavra de repreensão. Apenas vai ao seu encontro, ama, cuida, carrega no colo, reintegra ao grupo. E se rejubila pela ovelha que foi encontrada.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor porque Ele não desiste e sempre nos busca, mesmo que dele nos afastemos.
Peça a Jesus, o Bom Pastor, que te ajude a cuidar das próprias fraquezas e adversidades, bem como dos irmãos e irmãs com quem convive. Peça também que Ele te ensine a ir ao encalço dos irmãos caídos, daqueles que foram desgarrados dessa sociedade perversa, daqueles que foram jogados na lixeira do mundo. Diga a Jesus que quer aprender a ser como Ele, a acolher com amor e a cuidar de cada ovelha perdida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você alegra-se com o pastor que encontra a ovelha ou fica enciumado pelo amor a ela dispensado? Acha que a ovelha desgarrada merece castigo ou a ama e compreende suas dores? Abraça e acolhe a ovelha desgarrada ou a discrimina e a rejeita em nome da fé, da moral e dos bons costumes? E você, quantas vezes se desgarrou do Cristo, o bom Pastor?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam”, diz o evangelista. A alegria do pastor ao reencontrar sua ovelhinha vem do amor que ele nutre por ela. Quem ama não alimenta inveja nem rancor; apenas abraça, cuida e dispensa cuidados. Rezemos ao Bom Pastor para que, nesse advento, mandemos embora a tristeza, o moralismo e o rigorismo. Que os ventos do Advento nutram nosso amor e nosso cuidado uns com os outros.



