Discipulado exemplar
12 de dezembro de 2023Seja um profeta hoje
14 de dezembro de 202313 de dezembro de 2023, 4ª feira, Memória de Santa Luzia
Faça silêncio e procure um lugar confortável para rezar.
Peça ao Espírito Santo que com delicadeza te conduza nos passos desta leitura orante da Palavra de Deus.
Leia Mt 11, 28-30
Leitura: O que o texto diz?
Hoje Jesus nos convida a se chegar, a ficar mais perto dele. O grande e maior de todos os intérpretes da lei (jugo), nos mostra mais uma vez que veio trazendo a Lei do Amor, da mansidão do coração, da fraternidade e solidariedade. Percebe-se Jesus quer que atendamos o seu chamado, a seguir o Reino de Deus e descansar. A nossa incredulidade comanda nossos pensamentos, maneira de ser e agir, e assim, vivemos cansados e pesados. A maldade e o egísmo reverberam em nosso temperamento e cansamos de nós mesmos sem percebermos.
O chamado de Jesus é aconchegante e leve, com a pretensão de restaurar cada um de nós, nossos corações. Em Jesus não há desistência de vida e nem desesperança, a relação é também protetora.
Meditação: O que o texto me diz?
Após a leitura do texto, perceba elementos ou situações que se encaixam em sua vida. Reflita sobre o jugo que carrega hoje, se está pesado demais, como está seu relacionamento com Jesus?! Será que me sinto íntima de Deus ou estou distante? Será que estou longe por que a incredulidade não me deixa aproximar-me ou estou ocupado demais para amá-lo?
Oração: O que o texto me faz dizer?
A oração nos mantém próximos de Deus, e discernimos com mais sabedoria sobre nossas escolhas e caminhada de vida. Perceba a importância desse convite de Jesus em sua vida. Seja grato pela oportunidade de restauração em seu coração o qual pode estar muito pesado. Lembre de que o amor é a Sua nova Lei, e não, o terror do castigo e punição, pois Ele é misericórdia.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este é o seu momento intimo com Deus, busque ir o mais intenso possível nas palavras lidas, no coração tocado e aprofunde o reconhecer em Jesus o seu ensinamento para amar. Imagine todo o texto e sinta-O em você, como o seu centro, seu descanso e livre das leis e dos cumprimentos com fins em si mesmas. Se refaça em todos os sentidos seguindo o caminho, a verdade e a vida (cf Jo 14,6).
Ação: O que esse texto me faz agir?
Descansados e mansos após seguirmos Jesus, colocamos em prática nosso discipulado que desde o batismo assumimos. Que seja um Jesus na vida daqueles que tanto necessitam de descanso, paz e do amor necessários a uma vida fecunda. Transborde de amor aos que carecem e seja um semeador da bondade e da misericórdia e ajude a transformar almas pesadas em leves.
Mércia da Silva Pereira*
Graduação em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza- CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.