“Segue-me, e eu farei de vós pescadores de homens”
30 de novembro de 2021Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor” entrará no Reino dos céus.
2 de dezembro de 20211ª SEMANA DO ADVENTO–
– Evangelho de Mt 15,29-37
“Jesus cura os doentes e alimenta a multidão. O povo glorifica a Deus”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a compaixão de Jesus que se preocupa e cuida de todos.
Refrão meditativo: Senhor Jesus, obrigado, porque és nosso pão. / Como tu, nós queremos nos amar como irmãos.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Jesus, que se encontrava às margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando doentes e colocaram a seus pés. Jesus os curou, e o povo, admirados, glorificaram a Deus. Jesus, vendo a multidão faminta, teve compaixão, porque já fazia três dias que estavam juntos comigo e não tinham o que comer. Não tendo onde encontrar comida no deserto Jesus perguntou aos discípulos: “Quantos pães tendes”? Eles responderam: Sete e alguns peixinhos”. Jesus mandou a multidão sentar-se no chão. Pegou os sete pães e os peixes, deu graça, partiu-os e dava aos discípulos, e estes, passavam às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos e encheram sete cestos com os pedações que sobraram. Palavra da salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus caminhando às margens do mar da Galileia, sobe à montanha e senta-se. Numerosas multidões se aproximam dele levando-lhe doentes. Jesus os curou. E, juntamente com os discípulos, que tinham alguns pães e peixes, deram-lhes de comer. Jesus estava sempre às margens. Ali era lugar de ensinamento para Jesus. Subir à montanha, lugar de encontro com Deus, e de revelação do mistério. Onde está Jesus, está a multidão, e sua curas revela o trabalho messiânico. O que revela a você esse comportamento de Jesus. Esse sentimento de compaixão e o gesto de desejar alimentar o povo faminto. Acompanhando o caminhar de Jesus e suas atitudes, que sentimentos brotam em nosso coração?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Elevemos nossa oração a Deus. Podemos expressar nossos sentimentos de alegria, nosso desejo de ajudar ao próximo, de partilhar. Desejo de providenciar alimento para o povo faminto. Que o Senhor nos ajude a ter esse olhar de compaixão.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus se encontra às margens, ambiente de excluídos, pagãos. Ali é o lugar de ensinamento. Nas montanhas, lugar de oração. E onde quer que Jesus esteja, junto com ele está a multidão. O povo espalhado, sentados na grama, ao redor de Jesus e Ele cuidando do povo e alimentando-a. Em qualquer lugar, a presença de Jesus é prazerosa.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, desejo estar sempre com Jesus. Quero fazer a experiência de praticar a partilha, de dividir com os outros, de me importar com eles. Aprendi que posso contar com Jesus.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.