“O Filho do Homem é senhor do sábado.”
21 de janeiro de 202522 de janeiro, 4ª feira, 2ª semana do Tempo Comum
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 3,1-6
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus curou o homem de mão seca num sábado e, olhou com tristeza para os fariseus e herodianos que lá se encontravam, por causa da dureza e rigidez de seus corações. Eles vigiavam para ver se Jesus curaria num sábado e, depois disso, passaram a tramar contra Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Os fariseus e os herodianos observavam Jesus aguardando o que ele faria com o senhor que tinha a mão seca, porque era um dia de sábado, dia de repouso sabático. Eles estavam sempre à espreita, querendo encontrar motivos para eliminar Jesus. Mas, Jesus pensa de forma diferente deles em relação à compreensão e a prática da Lei. Sua finalidade última é preservar o dom da vida e da liberdade. Jesus, demonstrando sua compaixão para com os pobres e marginalizados, realiza, através de atos concretos, a integração dos excluídos na comunidade. Sua prática ética é fundamentada no compromisso com a justiça, a fraternidade e a vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e discernimento para agir assim como Jesus.
Apresente ao Senhor suas mãos abertas, dispostas a dar amor, paixão, solidariedade, misericórdia…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Estáis preso a algum preconceito que te iniba de curar e ser curado?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Diz Jesus: “O que é permitido fazer: o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matar em dia de sábado?” Jesus foi muito corajoso diante de seus opositores ao realizar a cura, na sinagoga. Depois disso já começaram a conspirar para matar Jesus, pois seus novos ensinamentos e ações estavam transformando o modo de ser e viver das pessoas. Era a lógica do Reino de Deus. Estamos em novo tempo, momento de escutar o que Jesus diz e se colocar disponível para a missão. Todos são chamados para realizar ações gratuitas, justas e solidárias, assim como Jesus.
Equipe Lectionautas