Revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21-24)
1 de dezembro de 2015Fidelidade a Deus
3 de dezembro de 2015Jesus saiu dali e foi até o lago da Galileia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel. Jesus chamou os seus discípulos e disse: Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho. Os discípulos perguntaram: Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente? Quantos pães vocês têm? perguntou Jesus. Sete pães e alguns peixinhos! responderam eles. Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
Grande parte do ministério de Jesus decorreu nas margens do lago de Genesaré. (Lago da Galileia) Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galileia era uma região mais pobre do que a Judeia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.
Na oração de hoje contemplo o lago, o monte e a presença de Jesus naquele local… Qual seria sua motivação por este lugar? Por que subiu ao monte e sentou-se ali? O texto fala que grande multidão foi até Jesus levando pessoas com diversos problemas… Será que Jesus estava querendo problemas? Percebo que ele estava ali porque não havia naquela região um lugar melhor para que ele pudesse cumprir aquilo que para ele era o mais importante, Fazer a vontade do Pai! Jesus se fazia presente onde estavam os pobres e marginalizados da época para atender as suas necessidades, mostrando a todos com a sua presença a presença de Deus que salva o seu povo…
A caminha da do povo deste lugar ou do povo desta época é tal qual a minha, a sua, a nossa caminhada pela vida… O que trazemos? O que fazemos com o que trazemos? “O que eles traziam eram colocados aos pés de Jesus”… Somos treinados para a autossuficiência, para superar os nossos limites e resolver com as nossas próprias forças qualquer problema que nos ocorrer, mas somos pequenos e fracos, demasiadamente limitados, às vezes com as nossas próprias forças se torna impossível resolver determinados problemas… Precisamos aprender com a multidão a colocar tudo que trazemos aos pés de Jesus… Só ele é capaz de multiplicar o pouco que temos de satisfazer a nossa fome e garantir que não nos percamos pelo caminho… Só ele pode nos dar o discernimento necessário para ir aos poucos, nos deixando transformar por Ele…
Que Maria nossa mãe, nos ajude a responder juntamente com a nossa comunidade cristã as nossas principais demandas. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo!
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte