Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la…
11 de julho de 2022“Te louvo, ó Pai porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos…”
13 de julho de 202212 de julho/2022, 3ª feira da 15ª semana do Tempo Comum.
“Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido”
Mt 11,20-24
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos mostra a indignação de Jesus com as cidades onde realizara a maioria de seus milagres. O motivo se dá pelo fato de que mesmo enxergando tais feitos, essas cidades permaneciam com seus corações endurecidos. Os milagres aqui eram sinais que deveriam conduzir ao arrependimento e, por consequência, como preparação para a acolhida da Boa Nova. Em seu discurso, Jesus é bastante incisivo “E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno!” (v.23). Sua exortação chega não para condenar, mas para apontar a necessidade de conversão e que de muitos modos e maneiras Jesus proporciona a direção para o arrependimento, mas nem todos acolhem. Releia o texto observando os detalhes da fala de Jesus e se possível, grife ou anote o que mais lhe chama atenção.
Meditação: o que o texto me diz?
Em nosso ritmo frenético de vida, corremos o risco de fitarmos os olhos em nossos projetos e deixarmos passar despercebida a ação divina que acontece a todo momento, diante de nós. Jesus nos chama sem cessar ao arrependimento e a conversão, mas por vezes não notamos ou deixamos pra depois. Meditando a Palavra de hoje, perceba como esse texto toca a sua realidade, como ele mexe com o seu coração e o que ele te diz.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Hoje é o dia e o momento decisivos que Deus escolheu para nos falar do risco que corremos caso não nos atentemos aos sinais que nos apontam à necessidade de conversão. Converse com o Senhor nesse instante, apresente seu coração com sinceridade, fale dos desafios, dos medos, mas sobretudo, do desejo de se deixar alcançar pela graça divina que se derrama e se revela a você.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Silencie. Contemple tudo que essa Palavra realizou em você. Permita-se apenas sentir. Não fale nada, apenas acolha a graça incondicional derramada sobre você por meio da meditação desta Palavra.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
E o que fazer agora? Talvez essa tenha sido a pergunta de muitos que ouviram Jesus ao longo do caminho. Se queremos, temos sempre essa resposta. Basta olhar para nossa vida. Portanto, faça agora esse exercício. Em que ponto podemos estar mais atentos aos sinais de Jesus? O que tem ofuscado nosso olhar e impedido que percebamos o desejo ardente de Jesus por nossa conversão? Observando estas questões e outras que vierem em seu coração, anote algumas tarefas que você pode cumprir a fim de concretizar essa Palavra em sua vida.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.