“Curou muitas pessoas”
13 de janeiro de 2021“O Filho do Homem tem poder de perdoar pecados”
15 de janeiro de 202114/01/2021 – Mc 1,40-45
“Jesus, cheio de compaixão, tocou nele ”
Leitura. O que diz o texto?
Neste trecho, Marcos coloca em destaque um milagre específico: a cura de um leproso, que naquele tempo era considerado um excluído dos excluídos, totalmente rejeitado pela sociedade. A lepra era considerada uma impureza muito grande (Lv 13,3) e os leprosos deveriam ser afastados da comunhão com o povo. Ao chegar perto de Jesus, esse leproso comete uma transgressão da lei, que prescrevia o distanciamento da parte deles (Lv 13,45). Jesus também comete uma imprudência, de acordo com a mesma lei mosaica, e toca o leproso. Conforme a lei, ao tocar um leproso, Jesus também ficou impuro. Mas, para Jesus, a lei deve estar a serviço da vida e não o contrário. O que importa é a vida do leproso. E o cura.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus sempre é movido por compaixão. Esta atitude o leva a não se importar com prescrições legais de impureza e simplesmente toca o enfermo. Deus nunca é indiferente ao sofrimento humano. Ele não é indiferente a você. Sabe e lhe acompanha…
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
O leproso se aproximou de Jesus e de joelhos pediu. Peçamos com muita confiança, primeiramente, a vontade de sermos curados. Talvez o sofrimento tenha diminuído essa vontade, mas aos poucos nosso ânimo é revigorado. No momento estamos de joelhos e pedimos: “Se queres, tens o poder de curar-me”.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Pense no toque de Jesus. Ele está lhe estendendo a mão e lhe tocando. Experimente a confiança na ação dele, que deseja e quer lhe curar. A certeza do seu agir está suscitando em seu coração e em todo o seu ser, a gratidão, a alegria e o desejo de comunicar a todos o que Deus fez em sua vida.
O que o texto me sugere a viver?
O leproso curado ficou tão maravilhado pela ação de Jesus, que não se preocupou em receber o atestado de cura dos sacerdotes. Foi divulgar e partilhar o fato. “O Senhor fez em mim maravilhas!”. Procure reconhecer a ação de Deus em sua vida, nas pequenas e grandes coisas, numa atitude de louvor e agradecimento.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil