
A messe é grande e poucos os operários…
8 de julho de 2025
9 de julho, 4ª feira, Memória de Santa Paulina
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 10,1-7
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje mostra Jesus escolhendo colaboradores para a tarefa primordial para a qual ele veio: proclamar o Reino de Deus. Escolhe pessoas próximas, mas também outros de diferentes origens, posição social, modos de pensar. Jesus apresenta a missão de curar e libertar, instrui e mostra seu plano de trabalho. O Reino de Deus está próximo. Este anúncio que está no centro da missão de Jesus e dos apóstolos, nos revela que algo novo está acontecendo. Ele veio anunciar um novo Reino, onde impera a paz e a justiça a favor dos pobres e marginalizados.
Meditação: O que o texto me diz?
Percebemos no Evangelho que a missão de Jesus cria alegria e libertação para aqueles que o buscam de coração sincero e desperta nos seus opositores, isto é, nos fariseus que queriam encontrar motivos para o condenar: inveja, rejeição e calúnia. Não obstante as oposições criadas, Jesus continua a anunciar a libertação da pessoa humana curando um mudo, restituindo assim a sua capacidade de diálogo, de comunicação e de anúncio. Nesta mesma passagem bíblica, Jesus sente compaixão da multidão cansada e abatida como ovelhas sem Pastor. Ele as conhece, sabe a situação do abandono e do cansaço que o povo vive e percebe que são poucos os operários para o muito trabalho a ser feito, por isso nos convoca para rezarmos ao Pai pedindo que envie missionários que se disponham a trabalhar nesta realidade existencial.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que reine em seu coração e o ajude a também ser sinal Reino de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus chama-nos como aos doze apóstolos, cada um pelo seu nome. Você tem consciência de que é chamado(a) de forma pessoal, particular e acredita que Jesus precisa de você? Que caminho o Senhor te oferece? Quem são, à sua volta, as ovelhas perdidas de Israel? O que você faz desta missão?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Descobrir o que o Senhor precisa de cada um de nós para transformar o mundo. Pode ser a voz, as mãos, os pés… um telefonema, um sorriso, um abraço. Jesus conta conosco para que Deus reine neste mundo.
Equipe Lectionautas