Fazer o bem…
9 de setembro de 2024“Bem-aventurados…”
11 de setembro de 202410 de setembro, 3ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Procure um lugar confortável.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 6,12-19
Leitura: o que o texto diz?
Hoje o convite é olhar a pessoa de Jesus que mais uma vez se retira para rezar e esta oração foi antes de chamar os doze discípulos. Foram eles os continuadores de sua missão. Jesus os chama para amar e servir as diversas pessoas que se encontram nas estradas da vida, nas planícies de hoje, nas cidades e nas periferias existenciais.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus se retira para rezar nas tomadas de decisões que precisa fazer. É da oração que nasce a força para levar em frente à missão que o Senhor nos confia. Ele chama os doze para seguir os seus passos e atende as necessidades das pessoas sofridas. Suas palavras e ações são plenas de amor e de misericórdia. A multidão procura Jesus e vai ao seu encontro ao menos para tocá-lo e para ser curada dos seus males por perceber que Jesus é alguém que tem um olhar diferenciado para com os que sofrem. Foi para essa missão que Jesus chamou seus discípulos e continua chamando cada um de nós.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te faça ouvinte e praticante da Palavra nesta sociedade tão necessitada de vida e de esperança.
Peça ao Senhor a graça de perceber a força que nasce da oração e do chamado que o Ele te faz. Que Ele te conceda a graça de não ter medo de descer com ele da montanha para se colocar nas planícies da vida.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você reza antes de tomar uma decisão importante? Você costuma rezar pedindo o dom do discernimento para suas ações de cada dia? Tem olhado o mundo e as pessoas com o olhar de Deus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“… Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos.” No chamado feito aos discípulos também estávamos já incluídos para com Jesus assumir nossa missão. Que nossa resposta ao chamado seja como na música do Pe. Zezinho:
Quando chamaste os doze primeiros pra te seguir, / sei que chamavas a todos os que haviam de vir.
Tua voz me fez refletir
Deixei tudo pra te seguir
Nos teus mares eu quero navegar.
Quando pediste aos doze primeiro: ide ensinai, / sei que pedias a todos nós: Evangelizai!
Quando enviaste os doze primeiros de dois em dois, / sei que enviavas todos os que viessem depois.
Equipe Lectionautas