Não tenhais medo!
13 de julho de 2024Amar é dar-se!
15 de julho de 202414 de Julho, 15º Domingo do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 6,7-13
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho deste domingo marca o começo de uma nova etapa na vida e missão de Jesus. Os discípulos vão estar incorporados à missão que, até agora, era realizada só pelo Mestre. Jesus não só intensifica o anúncio da “boa notícia” do Reino, mas compromete os seus discípulos nesse ministério. Ele se fez “estrada” para encontrar aqueles que não tinham “lugar”, os deslocados, os socialmente rejeitados e que eram a razão de seu amor e do seu cuidado. Jesus também nos quer companheiros de missão.
Meditação: o que o texto me diz?
O Evangelho de hoje confirma que a missão requer andanças. A forma de realizar a viagem identifica o discípulo como representante do Reino. A disponibilidade para colocar-se em marcha deve ser total, imediata e sem distrações. Não há nada imprescindível para o trajeto senão a vontade de caminhar; as autênticas necessidades estão do outro lado do caminho, de maneira que Jesus nos mobiliza na atitude do despojamento como estratégia que evita o imobilismo e a lentidão do deslocamento. Os convites de Deus são absolutos e constantes. Se estamos apegados ao que temos, jamais seremos capazes de “fazer estrada com Deus” e participar da preciosa vida que Ele nos oferece. Pioneiras são as pessoas que vão a lugares em que ninguém esteve antes: “gente de fronteira”. Assim é o cristão.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de abrir caminhos, ser caminho…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
“Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois”, nos diz o evangelho de hoje. Jesus, o Homem dos Caminhos, chama para uma Vida nova. Chama na vida e para a vida e põe as pessoas em movimento, a caminho. A “pegada” que Ele deixa ao passar é sua própria Vida partilhada. O que isso tudo provoca em você?
Ação: o que posso fazer do texto?
A quê você se sente chamado? A quem se sente enviado?
Peça ao Senhor: Dá-me percorrer contigo, Senhor, tua terra de andanças. Dá-me seguir-te a Ti somente.
Equipe Lectionautas