Jesus viu um homem chamado Mateus…
21 de setembro de 2023Semear sempre…
23 de setembro de 202322 de setembro, 6ª feira, 24ª Semana do Tempo Comum.
Silencie. Aquiete seu coração. Respire lentamente.
Faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de Lucas 8,1-3
Leitura: o que o texto diz?
A narrativa do evangelho de hoje abre o capítulo apresentando Jesus como um andarilho que aparentemente não faz outra coisa a não ser anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Logo em seguida, acrescenta o detalhe das companhias que seguem junto com o Cristo e uma grande novidade para aquele contexto, a saber, o acolhimento de seguidoras mulheres. O texto ainda nos mostra que as mesmas, tiveram experiências fundamentais e marcantes com a pessoa de Jesus e que certamente as impulsionaram a segui-lo.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus era seguido por inúmeras mulheres naquele tempo e nos dias de hoje. Sua boa nova transformava a vida das pessoas e ainda mexe com nosso coração e entendimento despertando-nos a ser seus seguidores e continuarmos sua missão no mundo de hoje, amando e servindo. Peça ao Senhor a mesma fidelidade das mulheres que o seguiam e o serviam naquele tempo, bem como o auxílio e intercessão dos mártires que derramaram o sangue para testemunhá-lo em tempos tão complexos de perseguição.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Reze por todos os perseguidos pelo anúncio do Evangelho do Reino, por causa da fidelidade a Cristo. São muitos os cristãos sendo perseguidos neste momento pelo mundo. Rezemos por eles, pelos que correm risco de morrer. Que o Senhor não nos deixe morrer a esperança. Oremos também pelos que sofrem.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O evangelho de hoje nos faz questionar: confia plenamente no Evangelho de Jesus ou se deixa seduzir por outras mensagens, de ódio e mentira? Você é testemunha de Jesus em palavras e atos ou está seguindo aos ídolos deste mundo? Na Igreja de hoje somos capazes de respeitar o papel protagonista das mulheres ou elas são deixadas de lado nas instâncias decisórias da vida da Igreja?
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
“Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus”. Jesus vive sua missão. Anunciar pelo mundo o Evangelho: a boa nova do amor de Deus. Que nos sintamos corresponsáveis com o anúncio do Evangelho em nossas comunidades, paróquias, Igrejas particulares, a fim de que o mundo se transforme à luz da Palavra de Deus. Diz uma música cantada em nossas comunidades cristãs:
“O Deus que me criou, me quis, me consagrou para anunciar o seu amor. É missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a sua voz”
Equipe Lectionautas