“Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor!”
28 de janeiro de 2018“Talitá cumi!”
30 de janeiro de 2018Evangelho Mc 5, 1-20
1Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galileia. 2Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. 3O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. 4Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. 5Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. 6Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou:
— Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!
8Ele disse isso porque Jesus havia mandado: “Espírito mau, saia desse homem!”
9Jesus perguntou:
— Como é que você se chama?
Ele respondeu:
— O meu nome é Multidão, porque somos muitos.
10E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. 11Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. 12Os espíritos pediram a Jesus com insistência:
— Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!
13Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
14Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. 15Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo. 16Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos. 17Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. 18Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência:
— Me deixe ir com o senhor!
19Mas Jesus não deixou e disse:
— Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você.
20Então ele foi embora e contava, na região das Dez Cidades, o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Podemos refletir sobre três pontos importantes do evangelho de hoje:
- Combater o mal pode ser uma tarefa muito difícil, e até mesmo impossível para nós, humanos, em determinadas circunstâncias;
O mal que dominava aquele homem era tão poderoso que nem mesmo várias pessoas juntas conseguiram vencer. Isso também acontece conosco. Enfrentamos situações em que nos parece impossível fazer reinar a Paz e o Bem. Nessas situações, cresce nossa sensação de impotência e, muitas vezes, de nulidade.
- O poder de ação de Jesus é tamanho que até mesmo uma legião de demônios de ajoelha diante dele;
Saber que Jesus é nossa sustentação, é nossa esperança nesses momentos em que o mal parece dominar. As pessoas do texto bíblico de hoje ficam estarrecidas ao verem o próprio Mal ser incapaz de continuar agindo diante de Jesus. Não há mal que persista diante de Deus.
- Jesus é capaz de nos restaurar integralmente por sua bondade.
O grande problema nessas situações é agirmos sem verdadeiramente deixar que Jesus faça a mediação. Rezamos, pedimos que Jesus nos dê sabedoria para conseguir apaziguar situações familiares, por exemplo, mas na hora exata de agir, deixamos que nossos pensamentos próprios e passionais tomem conta de nós. Ao invés de ajudar, na maioria das vezes, fazemos a situação piorar.
Algumas questões para nos ajudar:
- Quais os males do nosso momento presente que precisamos entregar nas mãos de Jesus para que o Bem volte a ser realidade em nosso momento presente?
- O que nos tem impedido de acreditar verdadeiramente no poder de Jesus na solução de nossos problemas?
ORAÇÃO
Jesus, hoje peço a você o dom da humildade para conseguir perceber com clareza a minha impossibilidade de resolver sozinho (a) as situações em que o mal ganha forças. Fortaleça minha mente, Mestre, para que eu não me esqueça de que Você é o maior remédio para todo e qualquer problema.
Amém!
Ana Paula Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte