Estavam querendo matá-lo (Jo 7,1-2.10.25-30)
16 de março de 2018Ó Deus, cria em mim um coração puro
18 de março de 2018Ouvindo as suas palavras, alguns no meio do povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.
Outros disseram: “Ele é o Cristo”.
Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galileia? A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?” Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos.
Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: “Por que vocês não o trouxeram?”
“Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala”, declararam os guardas.
“Será que vocês também foram enganados?”, perguntaram os fariseus. “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele? Não! Mas essa ralé que nada entende da lei é maldita.”
Nicodemos, um deles, que antes tinha procurado Jesus, perguntou-lhes: “A nossa lei condena alguém, sem primeiro ouvi-lo para saber o que ele está fazendo?”
Eles responderam: “Você também é da Galileia? Verifique, e descobrirá que da Galileia não surge profeta.”.
Então cada um foi para a sua casa.
Oração:
Bom dia Querida Trindade, bom dia Maria! Obrigado pela oportunidade de viver mais esse momento convosco. Me coloco em tuas mãos doce Espirito para que me possas guiar. Peço à vos um coração dócil e generoso para acolher a palavra. Que ela penetre no meu coração e produza os frutos necessários segundo a vossa vontade.
O Evangelho narra Jesus falando à uma multidão de gente e ali cada um dizia algo diferente sobre o que achava d’Ele. Em muitos momentos da nossa vida, caminhada de fé, nós também vivemos situações semelhantes à que essa gente viveu. Nos perguntamos: Quem é verdadeiramente esse homem? Talvez tenhamos desenvolvidos teorias próprias, ou tenhamos utilizado do conhecimento doutrinal e talvez até científico que recebemos para nos responder essa pergunta… E podemos nos refazer essa pergunta agora… Quem é Jesus para mim? O que penso sobre Ele? Podemos nos perguntar também: Porque penso assim? Quais experiências importantes me levaram a pensar assim?
“Jamais um homem falou assim!” Essa frase dita pelos guardas me chama muito atenção. Ela expressa muito o que eu sinto e que me ajuda a responder a primeira pergunta. O que Jesus fala e como fala, mexe muito comigo e ressoa muito forte na minha vida. Mas ainda sim em muitos momentos me vejo como os fariseus, com o coração duro e fechado. A dureza do nosso coração nos impede de conhecer plenamente quem é Jesus (e sobretudo a ação d’Ele na nossa vida).
Para conhecer à Jesus e reconhecer sua voz em nossa vida (distinguindo das demais, sobretudo nos momentos mais difíceis) e abrir nosso coração, precisamos estar em contato diário com Jesus, através da oração e da eucaristia, momentos privilegiados de encontro com a Palavra viva.
Peçamos a Jesus, palavra feito carne, que nos ensine a ter o coração aberto e cheio de desejo de escutar sua voz. Que Jesus nos ajude a compreender quem realmente Ele é e que nossa vida seja transformada por essa verdade.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte.