
Testemunhar o Deus que acreditamos
16 de dezembro de 2025
17 de dezembro, 4ª feira, 3ª semana do Advento
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 1,1-17
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos apresenta o Livro da origem de Jesus. Sua genealogia desde Abraão é listada. Esses são os antepassados de Jesus. Ele é o ápice de toda história do povo de Deus. É o Messias esperado, filho de Davi, filho de Abraão, até o esposo de Maria, José, que recebe do anjo a explicação de tudo o que estava acontecendo.
Meditação: O que o texto me diz?
Com a apresentação da genealogia de Jesus, por Mateus, o evangelista quer mostrar que Jesus está plenamente inserido na história como membro do povo de Israel. Deus está muito próximo a nós, é a experiência que a celebração do Natal nos faz viver. Dentro de uma família simples, Deus se faz presente e conhece nossa vulnerabilidade sendo assim, solidário ao ser humano. A preparação para o Natal do Senhor é um momento de esperança e renovação de nossa confiança no amor de Deus tão próximo ao ser humano. É neste tempo que vamos fazer a experiência da fé que fundamenta nossa vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que seu trabalho na Vinha Dele possa gerar frutos. Peça pela paz no mundo e para que possamos verdadeiramente ser capaz de seguir o caminho proposto por Jesus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você está vivendo a preparação para o Natal? Confia em Deus próximo a você ou o sente distante e alheio à humanidade?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi. Filho de Abraão. […] Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo”. A Abraão é prometida a benção de Deus para todas as nações. Pela sua descendência é afirmado o caráter universal da missão de Jesus. Nele se concentra toda a história passada, desde a criação e renasce uma nova história.



