“Ide vós também para minha vinha! E eu os pagarei o que for justo”
18 de agosto de 2021“Toda lei e os profetas dependem desses dois mandamentos…”
20 de agosto de 2021“Já preparei o banquete (…) Vinde para a festa!”
19/08/21: Quinta da 20ª semana do Tempo Comum: Mt 22,1-14
Leitura: o que o texto diz?
Tendo como plano de fundo um banquete de casamento, Jesus faz mais uma vez o uso de parábolas para anunciar Reino dos céus. O banquete com suas ricas iguarias é a realização do Reino de Deus, destinado a muitos que embora convidados a desfrutar do banquete recusam o convite, pois julgam ter coisas mais importantes a fazer. Outros por sua parte acolhem o convite, mas não estão adequadamente preparados para tamanha festa, e são expulsos porque embora convidados, não souberam preparar-se para este momento. Em sua opinião, o que diz o texto? Que palavras ou frases você considera mais importantes no texto de hoje?
Meditação: o que o texto me diz?
Deus sempre se antecipa! A iniciativa é sempre dele! Ele prepara um banquete com carinho, mas depara-se com convidados infieis. Quantas vezes em sua vida, você já se sentiu tocado pela iniciativa de Deus? Contudo, o Pai é exigente e deseja verdadeira convicção, e como aqueles que foram convidados de última hora, nós também por diversas vezes temos desprezado o convite de Deus. Você consegue perceber que por quantas vezes tem trocado o convite de Deus por suas preocupações ou mesmo por querer concentrar-se em assuntos de seu próprio interesse?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Se temos desprezado com indiferença o convite divino, Ele se dispõe mais uma vez a nos chamar. Queremos corresponder? Como queremos estar? Como estamos nos preparando? Abramos o coração àquele que nos prepara um banquete de festa e que nos aguarda com alegria.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Perceba o quanto Deus já falou ao seu coração transformando seu pensar e seu agir. Contemple os feitos da Palavra que começam a ganhar espaço em sua vida e sua história. Acolha cada sentimento e impulso que nascem em seu coração e lhe motivam a reagir diante do que a Palavra lhe comunicou.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
A Palavra nos impulsiona a sermos práticos! Possivelmente ao longo desse momento de oração, sua memória e seu coração devem ter recordado quantas atitudes novas você pode tomar diante do chamado de Deus. As mudanças e o agir do dia a dia são sinais concretos que a Palavra tem realmente tocado seu coração. Sendo assim, elenque essas atitudes práticas, muito mais que anotá-las ou memorizá-las, carregue-as em seu coração a partir de hoje a fim de, concretizar essa experiência com a Palavra.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.