Seguir com disposição
21 de setembro de 2021Ver Jesus
23 de setembro de 2021Quarta-feira – 22/09 – Quarta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Lc 9,1-6 – Ir sem medo
Leitura: o que o texto diz?
Depois de um período de instrução discipular, orientado os apóstolos a partir de parábolas e de encontros libertadores com tantas pessoas, Jesus envia os seus apóstolos a fazer o que Ele fez, dando-lhes poder de cura e oferecendo-lhes algumas recomendações: não se apegar aos bens, para poder seguir livremente o caminho; entrar na casa das pessoas e ali permanecer, para poder, de fato, entrar e transformar a vida delas. O discipulado se faz missão.
Meditação: o que o texto me diz?
O envio missionário dos discípulos nos faz pensar no compromisso que assumimos no Batismo-Crisma e que continuamente renovamos na Eucaristia de anunciarmos e proclamarmos Jesus, morto e ressuscitado, Boa Nova para o mundo inteiro. Não podemos deixar que as preocupações com as garantias de segurança, conforto, alimentação, recursos financeiros sejam um empecilho para que nos tornemos discípulos missionários. Não se trata de negligenciar o cuidado consigo, mas sim de se perceber plenamente livre para anunciar a plena libertação.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Sair em missão é o objetivo do discipulado. Senhor, quantas vezes queremos permanecer aos pés do Mestre como bons discípulos que acolhem e aprendem o que Ele ensinou. Porém, como nos custa levantar e partir em missão de anunciar as maravilhas que experimentamos. queremos pedir perdão por termos quisto, mesmo sem perceber, guardar o Evangelho para nós o invés de o anunciar. Complete nossas fraquezas e envia-nos em missão.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Após o tempo de discipulado, não é possível guardar toda a maravilha do encontro com Jesus apenas para si. Sendo assim, é preciso se reconhecer como missionário e assumir a tarefa de anunciar o Evangelho com a vida em testemunho de amor.
Ação: o que posso fazer do texto?
A palavra nos faz um claro apelo: ir e anunciar. Proclamar a libertação com ações que transformam e que fazem o Reino acontecer. Neste tempo de tantas incertezas, proclamar a esperança na vida e no amor é cumprir a missão!
Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista coordenador diocesano da Catequese na Diocese da Campanha/MG