Vinho novo, roupa nova…
4 de setembro de 2015Herege por amor
7 de setembro de 2015Num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas, e a comer os grãos de trigo. Então alguns fariseus perguntaram: Por que é que vocês estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado? Jesus respondeu: Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães oferecidos a Deus, comeu e deu também aos seus companheiros. No entanto é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso. E Jesus terminou, dizendo: O Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
Os fariseus questionam os discípulos de Jesus por colher e a debulhar espigas, e a comer os grãos de trigo, em dia de sábado. Jesus responde a eles que Davi e seus companheiros também fizeram o mesmo na casa de Deus. E Jesus terminou, dizendo: O Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
Chamou-me a atenção a autoridade com que fala os fariseus defendendo a lei do sábado e a autoridade de Jesus em apoiar os seus discípulos.. Quais motivações teriam para tanta convicção? Do lado dos fariseus, acredito que era mais uma das implicâncias que eles tinham com os discípulos de Jesus por causa da liberdade deles, pois a lei não permitia que trabalhassem aos sábados, mas os discípulos apenas estavam saciando a sua fome naquele momento. Do lado de Jesus, imagino que ele pensou, vem de novo esses hipócritas usar a lei para maltratar os meus discípulos, creio que ele os apoiou porque não viu da parte deles nenhuma intenção de violar a lei, mas de satisfazer suas necessidades básicas de alimentação.
E nós, usamos nossos conhecimentos para maltratar nossos semelhantes? Ou assim com Jesus, nos dotamos do conhecimento para defender os oprimidos? Penso que o grande desafio é primeiro reconhecer que todos nós a partir de mim estamos sujeito ao mesmo erro quando temos inveja do outro e quando invertemos os valores principalmente para satisfazer as nossas vaidades… Depois buscar meios que nos possibilite o conhecimento que nos da o discernimento para colocar os valores em seus devidos lugares, mesmo que isso nos custe muito… “Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa”. (Alfred Montapert)
Senhor ajuda-nos a buscar sempre nos orientar por sua palavra para aos poucos e com muita humildade podermos nos posicionar como alguém que conhece e vive a verdade que liberta assim como Jesus…
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – BH