“O sábado”
19 de janeiro de 2021“O Filho de Deus”
21 de janeiro de 2021Mc 3, 1-6 (20/01/2021)
“Inclusão”
Leitura: o que diz o texto?
O texto relata a tamanha incapacidade dos fariseus e herodianos de acolher o ‘diferente’. Aqui um homem da mão seca. Este atrofiamento físico do pobre homem era o suficiente para impedir que ele experimentasse da graça de ser gente como os outros, mas era marginalizado, humilhado por homens de Deus e Jesus que é Deus, mas eles não conseguem perceber, o acolhe e o cura em pleno sábado. Isto escandaliza de diversas formas porque faziam do sábado maior que o próprio Deus. Faziam do preconceito, mais forte que o amor de Deus.
Meditação: o que me diz o texto?
Com Radicalidade no seguimento! Ser como Jesus. Cheio de amor por todos. Sim, sim; não, não! Pode parecer romântico, mas é pura adesão ao projeto de Jesus. Não é fácil, mas o cristão tem que morrer tentando. Simples assim!
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Um católico, um cristão não pode ter medo de acolher! Nossa resposta a Deus não será somente com a ida ao Templo e participação nas liturgias, mas mostrar pra ele o efeito da minha prática ritual. Em silêncio e oração diga ao Senhor o que esta palavra provoca em você.
Contemplação: o que Deus faz em mim, através do texto?
Colocar-se diante de Deus, nosso Senhor e se imaginar na cena descrita pelo evangelho, sendo desprezado. Isso pode nos ajudar a ser gente de verdade.
Ação: o que este texto me leva a viver na prática
Ser acolhedor, julgar menos, extirpar a fofoca da nossa vida.
Ir. Juarez de Araújo Passos, NJ
Filósofo, Teólogo, Especialista em Liturgia pelo Reg. Nordeste III da CNBB e Religioso consagrado no Instituto Religioso Nova Jerusalém.