Enviai o vosso Espírito Senhor…!
31 de maio de 2020“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”
2 de junho de 202001/06/2020
Jo 19,25-34
“Inclinando a cabeça, entregou o Espírito”
Procure um local tranquilo. Acalme seu coração. Peça ao Espírito Santo o auxílio necessário para silenciar tudo aquilo que inquieta seu interior e exterior. Se for possível, além de sua Bíblia, leve para essa experiência com a Palavra, papel e caneta para registrar esse momento de oração.
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus que entrega Maria como mãe de todos os povos por meio da entrega de sua mãe ao discípulo amado. O texto nos aponta que Jesus confirmou por sua entrega na cruz, o amor do Pai por toda a humanidade, mantendo-se firme ao seu plano e cumprindo fielmente a Escritura.
A fidelidade de Jesus é atestada do início ao fim do Evangelho. Tem sede e recebe vinagre por bebida, morre e nem se quer um só de seus ossos são quebrados, de seu lado aberto tocado pela lança do soldado, jorram sangue e água. A entrega de Jesus e sua fidelidade é o completo esvaziamento de si mesmo e o total derramamento de seu amor por cada um de nós.
Leia o texto mais uma vez e com bastante calma observe os detalhes, o ambiente e os personagens do texto permitindo-se ser alcançado pela essência dessa Palavra que é comunicada ao seu coração.
Meditação: O que o texto me diz?
O que esse texto falou ao seu coração? O que ele te faz refletir? Jesus é o transbordamento do amor do Pai. Como está o seu relacionamento com Deus Pai? Você tem conseguido se relacionar com Jesus percebendo seu amor e corresponde-lo com fidelidade? Jesus cumpre até o fim as Escrituras, é um cumprimento em razão do amor de Deus Pai pela humanidade, agindo desta forma Jesus torna-se o exemplo primeiro do cumprimento e da obediência à Palavra. Você buscado viver com fidelidade a Palavra de Deus em sua vida?
Use de ousadia nesse momento e permita-se ser encontrado por essa Palavra, ser conduzido a outras reflexões que hoje são fortes em sua vida, à luz da Palavra perceba também as respostas que brotam do próprio coração do Pai para você.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Tendo como luz o Evangelho de hoje, é hora de dialogar com Deus percebendo o que o texto lhe comunica. O que você deseja dizer em resposta a Deus? Jesus entrega seu Espírito. Assim, entrega tudo ao Pai por cada um de nós. Qual sua reação diante de tamanha e completa entrega? Para você o que essa entrega significa? Como ela ressoa no seu coração?
Seja no silêncio, na súplica, na oração de agradecimento ou no louvor, Deus está pronto para te ouvir.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
A Palavra lida e meditada ressoa dentro de você e as palavras já não são suficientes para expressar o poder da Palavra que agora tomou o seu coração.
Deixe-se consumir por essa Palavra, como as flores deixam-se tocar pelo sol a sentir seus efeitos, deixe que a Palavra de Deus penetre sua vida e produza frutos.
Coloque-se à disposição da Palavra como o próprio Jesus que se dispôs completamente para cumpri-la. Esse é momento de permitir que a Palavra penetre o mais íntimo do seu ser.
Ação: Que gestos concretos a palavra de Deus me impulsiona a fazer?
A experiência com a Palavra de Deus encoraja! E muito mais que encontrar espaço no seu coração, ela deseja tornar-se concreta em sua vida. Contemplando a experiência de hoje, que gestos concretos de decisão você precisa ter? Que atitudes no seu cotidiano precisam ser transformadas à luz desta Palavra? Que gestos concretos de entrega você é encorajado a realizar? Olhe para sua realidade de vida e com o auxílio de tudo que lhe foi comunicado perceba que ações concretas são suscitadas a partir de sua experiência com a Palavra.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.