“Eles ficavam maravilhados com seu ensinamento…”
5 de setembro de 2023Avança para águas mais profundas…
7 de setembro de 20236 de setembro, 4ª feira, 22ª semana do tempo comum
Em um lugar silencioso, respire, sinta em seu corpo o pulsar da vida e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de Lucas 4,38-44 .
Leitura: o que o texto diz?
Na cena narrada por São Lucas no Evangelho de hoje, vemos diferentes situações: a cura da sogra de Pedro; a cura de muitos doentes; a oração de Jesus num lugar deserto e a sua insistência na missão. Os olhos e as esperanças daqueles que sofrem buscam a porta da casa onde está Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
A sogra de Simão logo quando foi curada pôs-se a servir. Libertada da condição que a limitava, ela pode se dedicar a ser útil e ajudar de alguma forma seus próximos. A dor vista de longe não dói em ninguém; a dor vista de longe não chega ao coração. É preciso olhar o sofrimento de perto. Aproximar-se já é começar a identificar-se com quem sofre. E quem sofre, começa a ficar curado quando sente a proximidade solidária dos outros. Quantas distâncias se encurtam quando se toma alguém pela mão, como fez Jesus! Quantos medos são superados quando se toma alguém pela mão.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te livre e liberte de enfermidades do corpo e do coração e que possa sair a servir os irmãos e irmãs, como fez a sogra de Simão Pedro. Suplique ao Senhor que te conceda a capacidade de sair de si mesmo, como Igreja em saída e samaritana para mais amar e servir. Suplica ao Senhor o dom da cura aos enfermos. Ore pelos que sofrem.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
“Eu devo anunciar a boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”, diz o evangelho. Jesus compreende muito bem a essência de sua missão: vir salvar o mundo decaído. Para Jesus, ir ao encontro das pessoas é indispensável como cumprimento da vontade do Pai. Sua mensagem chega aos confins da terra e somos hoje seus colaboradores nessa tarefa. Contemple suas mãos: para quem as estende? A quem elas seguram e envolvem? A quantos elas levantam? A quantos elas ajudam?
Ação: o que o texto – e este encontro – me solicita a agir?
A liberdade é trazida pela Palavra de Deus, quando cai na terra fértil do nosso coração. Nós nunca estamos sozinhos, estamos sempre na presença de Deus e dos nossos irmãos, por isso, precisamos sempre cuidar para que os mesmos dons que recebemos não fiquem restritos somente a nós, mas que os coloquemos a serviço da missão de anunciar a Boa Nova!
Equipe do Lectionautas