Testemunhareis a vossa fé
29 de novembro de 2023O Reino de Deus está perto
1 de dezembro de 202330 de novembro, 5ª feira, Festa de Santo André, Apóstolo
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo a graça de escutar e acolher a Palavra de Deus na sua vida.
Leia o evangelho de Mt 4,18-22
Leitura. O que diz o texto?
Depois de ser tentado no deserto, Jesus segue para a Galiléia e vai morar na cidade de Cafarnaum, à beira mar. E foi ali andando pela praia, que tudo começou quando ele chamou os quatro primeiros discípulos, simples pescadores galileus. Geralmente naquele tempo os discípulos escolhiam seus rabinos de preferência. Aqui é o contrário: a iniciativa parte de Jesus, ele nos encontra por primeiro.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus chama no caminho da vida, no cotidiano da nossa existência. Assim ocorreu com aqueles pescadores à beira mar, trabalhando. Deixar tudo significa colocar a esperança naquele que propôs esse caminho. É um ato de fé aderir à proposta de Jesus, pois “aquele que vos chamou é fiel” (1Ts 5,24).
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Ajuda-me, Senhor, a fazer o silêncio interior necessário para perceber e escutar o seu chamado.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Feche seus olhos, respire profundamente. Silencie seu interior e escute a voz do Cristo: “Vem e segue-me!”. Perceba-se naquela praia junto com os pescadores galileus. Assim como eles estavam, preocupados com o trabalho, os afazeres da vida, você também está. No seu contexto de vida Jesus te chama.
O que o texto me sugere a viver?
Certamente Jesus não chamou somente doze homens para segui-lo. O evangelista Lucas também fala de setenta e dois discípulos. Ao longo da história ele chamou e chama uma multidão de pessoas, homens e mulheres, enviados como apóstolas e apóstolos para a missão de evangelizar. Sinta-se enviado também nessa missão.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.