
‘Está ficando louco’
24 de janeiro de 2026
O Senhor escolheu outros discípulos e os enviou dois a dois
26 de janeiro de 2026
25 de janeiro, 3º Domingo do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 4,12-23
Leitura: O que o texto diz?
Jesus foi viver e desenvolver sua atividade, pregar sua mensagem numa região distante, habitada por humildes camponeses e pescadores pobres, pessoas que, naquele tempo, eram consideradas uma população sem influência e de má fama. Os “galileus” do tempo de Jesus não gozavam de especial estima, eram considerados ignorantes e impuros com os quais se devia manter distância.
Meditação: O que o texto me diz?
O olhar e o chamado de Jesus ativam um movimento na vida dos primeiros discípulos: deixam seu estreito mar e seu rotineiro trabalho para fazer caminho com o Mestre. Tudo começou às margens do mar da Galileia… Jesus caminha e, ao passar ao longo do mar, viu aqueles homens que estavam retornando da pesca e os chama. Eles deixaram as redes e o seguiram”: seguir Jesus é uma libertação. Na realidade, o que eles deixam não são só redes, mas tudo aquilo que aprisiona, enreda e que impede a vida ter uma dimensão maior.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Diga ao Senhor que você quer ser Seus pés para se aproximar das vidas que são mais marginalizadas, das crianças que sofrem, dos corações solitários… Diga a Ele quais são seus desejos e peça pela paz no seu coração e no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
No fundo do seu coração cheio de velhas barcas, redes inúteis, mar estreito… é aí que o Senhor passa… e com sua Palavra provocante o acorda para uma ousadia maior. Compete a você dar-lhe acolhida. Veja o que precisa ser deixado para trás em sua vida para que possa abraçar a mudança.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz o evangelho: “Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram”.
Seguir Jesus significa aceitar a vida como sacramento do encontro, onde ressoa a Palavra d’Aquele que passa, vê, conhece, ama, chama pelo nome… Aos poucos você vai intuindo que a vida não é questão de certezas, mas de busca e de desejos, de caminhar com Aquele que o chama para ficar com Ele e com Ele constituir a grande comunidade de servidores. Somos hoje sacramentos dele neste mundo.


