Uma grande multidão se ajuntou de novo (Mc 3, 20-21)
21 de janeiro de 2017coerência + unidade = Reino de Deus
23 de janeiro de 2017“O Senhor Deus é minha luz e minha salvação!”
Sl 27.1
PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
Vem, Espírito, Advogado,
Luz dos corações
e Pai dos pobres.
Amor de Deus e Santificador da Igreja.
Dá-me a beber a água dos teus dons.
Minha alma é terra seca,
que não produz senão espinhos e abrolhos.
Fonte de água viva, inunda-me com tua torrente.
Não permitas que eu vá
beber águas contaminadas.
Rega o meu coração no tempo da secura.
Que o tédio não sufoque
e nem mate a vida que me infundes.
Vem Espirito Santo e plenifica-me.
TEXTO BÍBLICO: Mateus 4.12-23
Jesus começa o seu trabalho na Galileia
Marcos 1.14-15;Lucas 4.14-15
12Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galileia. 13Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, na beira do lago da Galileia, nas regiões de Zebulom e Naftali . 14Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
15“Terra de Zebulom e terra de Naftali,
na direção do mar,
do outro lado do rio Jordão,
Galileia, onde moram os pagãos!
16O povo que vive na escuridão
verá uma forte luz!
E a luz brilhará sobre os que vivem
na região escura da morte!”
17Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia:
— Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
Jesus chama quatro pescadores
Marcos 1.16-20;Lucas 5.1-11
18Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. 19Jesus lhes disse:
— Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
20Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
21Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, 22e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.
Jesus ensina e cura muita gente
Lucas 6.17-19
23Jesus andou por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo.
1. LEITURA
Que diz o texto?
ü Algumas perguntas para ajudá-lo em uma leitura atenta…
Por que Jesus se dirigiu à Galileia? Qual é a região das tribos de Zebulom e Neftali? De quem era a profecia sobre essa região? O que Jesus proclamava? Qual era o nome dos dois irmãos a quem Jesus chamou junto ao lago da Galileia? Quem eram Tiago e João?
Algumas pistas para compreender o texto:
O Evangelho deste domingo tem duas partes: a primeira abrange os vv. 12-17. Ali se introduz o ministério de Jesus no marco da missão universal para todos os povos a partir da citação de Isaías 8.23ss. Perante o Deus feito carne, diante da Palavra de Vida que é luz, os discípulos devem converter-se e mudar de vida. O Reino já está muito mais perto porque começa uma nova etapa com o desenvolvimento pleno do ministério público de Jesus.
Após esta apresentação “solene”, assistimos ao chamado dos quatro primeiros discípulos do Senhor (vv. 18-23), num relato profundamente vocacional em que Jesus convida Pedro e André, Tiago e João para seu seguimento. Convida-os com esta frase enigmática, que se tornou fato comum em nosso meio cristão: ser pescadores de homens.
Os quatro convocados se encontravam a executar as atividades próprias de sua vida cotidiana: “redes e barca”. Nesse contexto é que recebem o convite de Jesus. A resposta deles não se faz esperar. “Logo”, “no mesmo instante” aceitam a proposta e “embarcam” no projeto do Reino de Deus, do seguimento do Senhor.
O que o Senhor me diz no texto?
O Evangelho de Mateus fala-nos de uma profecia cumprida em Jesus, a Luz que veio para salvar o mundo; hoje, essa luz convida-nos a salvar outras pessoas. Voltar-nos para ele nos ajudará a entender melhor este chamado a ser “pescadores de homens”.
O Papa Francisco convida-nos a refletir com as palavras seguintes: “Queridos amigos e amigas, o Senhor chama também hoje! O Senhor passa pelas estradas da nossa vida diária. Também hoje neste momento, aqui, o Senhor passa pela praça. Chama-nos para andar com Ele, para trabalhar com Ele pelo Reino de Deus, nas ‘Galileias’ dos nossos tempos. Cada um de vocês pense: o Senhor passa hoje, o Senhor olha para mim, observa-me! Que me diz o Senhor? E se algum de vocês sente que o Senhor lhe diz ‘segue-me’, seja corajoso, vá com o Senhor. O Senhor nunca desilude. Ouçam no coração de vocês se o Senhor os chama para o seguir. Deixemo-nos alcançar pelo seu olhar, pela sua voz, e sigamo-lo! ‘Para que a alegria do Evangelho chegue até aos extremos confins da terra e nenhuma periferia seja privada da sua luz”.
Continuemos nossa meditação com estas perguntas:
Está claro, para mim, que Jesus está sempre a esperar que eu volte para ele? Jesus é a luz de minha vida? O que penso da possibilidade de que Jesus passe por minha vida e me chame? Qual é o chamado que Jesus me está fazendo hoje?
3. ORAÇÃO
O que respondo ao Senhor me fala no texto?
Onde está tua luz?
Dá-me, Senhor, tua mão guiadora.
Dize-me: onde se esconde a luz do sol?
Onde está a verdadeira vida?
Onde está a verdadeira morte redentora?
Dado que estou cego, Senhor,
o que quero agora saber?
Vamos, Senhor, vamos, responde
de uma vez por todas.
Dize-me: onde se acha tua luz, que dizem ser ofuscante?
Dá-me, Senhor, tua mão.
Dá-me o vento que arrasta para ti os homens desvalidos.
Oh, dize-me: onde está, para que o busque?
É que estou cego, Senhor.
Já não sinto a luz sobre meus olhos atemorizados
e já não tenho Deus para adorá-lo.
4. CONTEMPLAÇÃO
Como ponho em prática, me minha vida, os ensinamentos do texto?
“Que tua luz me ilumine e guie, a fim de responder ao teu chamado”.
5. AÇÃO
Com que me comprometo para demonstrar mudança?
Faço uma lista dos chamados que Deus me fez para este ano de 2017 e, em oração, peço ao Senhor o discernimento e a clareza sobre o que ele espera de mim.
“O que nos faz santos e agradáveis a Deus é o que nossa vocação exige de nós, e não o que nossa própria vontade escolhe”.
São Francisco de Sales