O céu aberto (Jo 1,47-51)
29 de setembro de 2017“Ó Senhor Deus, sê bondoso para aqueles que são bons, para os que obedecem aos teus mandamentos.”
1 de outubro de 2017Lucas 9, 43b-45
Admirados com o que Jesus fazia, e ele disse aos discípulos:
_ Não esqueçam o que vou dizer a vocês: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens.
Mas eles não entenderam isso, pois o que essas palavras queriam dizer tinha sido escondido deles para que não as entendessem. E eles estavam com medo de fazer perguntas a Jesus sobre o assunto.
Oração: Nosso Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, toque o íntimo dos nossos corações e mentes e abra-nos para o amor.
Neste último dia de setembro, mês da bíblia, celebramos a memória de São Jerônimo. Presbítero e doutor da Igreja, ele nasceu na Dalmácia (atual Croácia) em 340. Conhecido por sua dedicação ao estudo da palavra, São Jerônimo pronunciava a seguinte frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo.”
Retomando a leitura de hoje, vemos que os discípulos não compreenderam quando Jesus diz:
“_ Não esqueçam o que vou dizer a vocês: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens.”
E, não compreenderam “pois o que essas palavras queriam dizer tinha sido escondido deles para que não as entendessem.”
À luz da Palavra de hoje podemos nos perguntar: por que os discípulos não entenderam o que Jesus quis dizer?
Eles não compreenderam porque as suas mentes e corações não estavam em sintonia com o coração e mente de Jesus. Os discípulos tinham criado uma ideia de Jesus e, ainda não haviam entendido, qual era, de fato, a sua proposta.
Além de não compreenderem, tinham medo de fazer perguntas a Jesus sobre esse assunto. O medo paralisa, impede de seguir adiante, dar um passo a mais.
Ora, para compreendermos é preciso estudar, dedicar a conhecer o desconhecido. É preciso experimentar com destemor. A compreensão da Palavra de Deus é fruto da dedicação ao seu conhecimento.
Peçamos a Deus a capacidade de desejarmos ardentemente conhecer mais sobre a Palavra. Peçamos a São Jerônimo que, por sua interseção, nos auxilie a dedicarmo-nos mais à leitura, à reflexão, à oração da Bíblia a fim de que alcancemos a Cristo na sua integralidade. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Católica Verbum Dei – BH