“Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
24 de abril de 2023“Eu sou o pão da vida…”
26 de abril de 2023TERÇA FEIRA – 25/04/2023
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Mc 16,15-20
Festa São Marcos, Evangelista.
“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Sinta a presença de Jesus que se aproxima e te envia para anunciá-lo ao mundo.
Leitura: O que o Texto diz?
A narrativa do evangelho de hoje nos chama atenção para a ordem de Jesus, dada aos seus discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura! Jesus se manifesta ressuscitado aos discípulos e lhes envia pelo mundo com a tarefa de anunciar o Evangelho a todos, sem distinção. A acolhida do Evangelho, pela fé e pela recepção do Batismo, é acompanhada pela promessa da salvação! Quem crer não será atingido por nenhuma força do maligno! Os discípulos, como Igreja em saída, foram e pregaram por toda parte. A obra missionária é realizada sempre pela colaboração, pela ajuda do Cristo exaltado, mas presente entre os seus pelo Espírito Divino.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Vamos reler evangelho de hoje. Que sentimentos brotam no coração? Ir em missão e ajudar as pessoas para que, crendo, sejam batizadas. Um novo jeito de viver a vida em sintonia com os ensinamentos de Jesus. Quem de fato encontrou Jesus se empenha em fazer o que ele pediu, ou seja, luta contra o mal; fala dele de modo que todos entendem e se apaixonam por ele e pelo seu projeto de vida; enfrenta os obstáculos e dificuldades e as vence; diminui o sofrimento dos outros.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
O que podemos agradecer a Deus? O que podemos pedir? (silêncio). Converse com Deus sobre sua missão de anunciar com a vida e a palavra o Evangelho da Salvação. Peça ao Senhor, por intercessão de São Marcos, que lhe ajude a fazer jus ao Batismo que recebeu, sendo testemunha no anúncio e na vivência do Evangelho a fim de que o mundo creia.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Jesus nos ensina o caminho. Depois nos envia para a missão. Para ser forte e segui-lo, é necessário ouvir sua palavra. Às vezes parece difícil o caminho, mas caminhamos na certeza de seremos acolhidos pelas pessoas, na suavidade de Deus. O Espírito do ressuscitado nos impulsionam e nos ajudam quando aparecem obstáculos que nos impedem de caminhar.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, colocar na escuta da palavra é o primeiro passo para realizar o que Jesus nos pede. Deixemo-nos orientar por ele e vamos nos comprometer? Jesus sempre se colocou a caminho e suas palavras eram dirigidas a todos, sem nenhum exclusivismo. Vamos também anunciar a palavra de Jesus?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.